Jacaré resgatado em Torres é solto na Reserva do Lami após reabilitação

18/12/2025 16:23
Sérgio Louruz / Smamus / PMPA
Jacaré resgatado em Torres é solto na Reserva do Lami após reabilitação
Equipe de Fauna Silvestre da Smamus devolveu o animal à natureza, em local adequado às suas características

A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) fez, nesta quinta-feira, 18, a soltura de um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) na Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, no bairro Lami. O resgate ocorreu em Torres (RS) e foi realizado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). O animal foi encaminhado à ONG Voluntários da Fauna, em Porto Alegre, e recebeu atendimento especializado em uma clínica vinculada à entidade, especializada no cuidado com animais silvestres.

O jacaré, de 1m40, passou por um período de reabilitação após ser resgatado. Estava com uma corda presa na boca e, durante os exames de imagem, foi identificado um anzol no corpo do réptil. No procedimento cirúrgico para a retirada do objeto, também foi encontrada uma sacola plástica.

Após a cirurgia, o animal permaneceu por mais de vinte dias em atendimento clínico, onde recebeu tratamento intensivo, incluindo medicação, fisioterapia e acompanhamento alimentar, até apresentar condições adequadas para o retorno ao ambiente natural. Com a evolução positiva do quadro e a recuperação completa constatada pela equipe técnica, foi autorizada a devolução do animal à natureza, em local adequado às suas características.

“A soltura em área protegida garante melhores condições para a readaptação do animal e reforça a importância das ações integradas de resgate, reabilitação e conservação da fauna silvestre no município”, destaca a bióloga e coordenadora da Equipe de Fauna Silvestre da Smamus, Soraya Ribeiro.

O jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie nativa do Brasil e ocorre naturalmente no Rio Grande do Sul, especialmente em áreas úmidas, banhados, lagoas, rios e margens de corpos d’água. No município de Porto Alegre, a espécie é registrada na bacia do Guaíba, com maior ocorrência na Zona Sul e nas Ilhas do Delta do Jacuí. 

Equipe de Fauna Silvestre - Em caso de dúvida ou necessidade de orientação, a população pode solicitar ajuda por meio do telefone 156, disponível 24h, ou pelo WhatsApp da Equipe de Fauna, (51) 3289-7517, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, exceto feriados.

 

Carolina Cesa

Gilmar Martins