Porto Alegre se compromete com metas ambientais do Acordo de Paris

10/04/2021 11:21
Jefferson Bernardes/PMPA
COMUNICAÇÃO
Rede de alianças nacionais é dedicada a impulsionar ações climáticas

Porto Alegre passou a integrar a Aliança pela Ação Climática (ACA Brasil), uma rede de alianças nacionais dedicadas a impulsionar ações climáticas, com representação de quase todos os setores da sociedade, como governos, empresas, instituições acadêmicas e sociedade civil. “Acreditamos que quanto maior o engajamento de todos nas questões climáticas, mais produtivo será o debate e, consequentemente, o resultado produzido. Porto Alegre está comprometida com o combate às alterações climáticasâ€, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

"Com a assinatura da Carta Compromisso pelo prefeito Sebastião Melo, a capital gaúcha se compromete com a visão comum de alcançar os compromissos pactuados pelo Brasil no Acordo de Paris", explica a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade, Rovana Bortolini. Pelo Acordo, os signatários deverão buscar limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, o que significa mobilizar esforços para reduzir pela metade as emissões até 2030 e atingir a neutralidade em carbono até 2050.

As Alianças pela Ação Climática dedicam-se a empreender medidas sistematizadas no enfrentamento à emergência climática mundial. O movimento já existe em países como Estados Unidos, Vietnã, México, Argentina, Japão e Ãfrica do Sul. No Brasil, a missão da Aliança é mobilizar lideranças de forma a aumentar iniciativas em apoio às ações climáticas locais, contribuindo para redução concreta de emissões e para um aumento da resiliência dos territórios. A ACA Brasil foi oficialmente criada no final de janeiro de 2021. 

Acordo de Paris - O Acordo de Paris foi assinado por 195 países, em 12 de dezembro de 2015, com o objetivo de conter o aumento do aquecimento global. Trata-se de um compromisso mundial sobre as alterações climáticas e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa.
 

  

 

Aline Czarnobay

Elisandra Borba