Prefeitura lança cartilha de boas práticas nas áreas verdes de Porto Alegre
Você sabia que enfeitar as árvores com fitas ou crochê faz mal para planta? Sabia que alimentar animais silvestres em parques pode causar problemas para eles? Muitas dessas ações aparentemente inofensivas podem ser prejudiciais à fauna e flora. Por este motivo, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade produziu um guia com orientações para população sobre as melhores práticas para usufruir as áreas verdes e proteger o meio ambiente.
A cartilha Preserva POA, lançada nesta sexta-feira, 04, na Semana Mundial do Meio Ambiente, tem como objetivo informar e conscientizar o público a respeitar a natureza, fauna e flora locais e os demais frequentadores dos espaços públicos.
“Queremos orientar e alertar a população sobre as regras e cuidados necessários nesses espaços e explicar as razões pelas quais determinadas atitudes podem causar danos que, na maioria das vezes, passam despercebidos pelos cidadãos”, explica o chefe de unidade na Educação Ambiental e Unidades de Preservação, Lisandro Gonçalves.
A cartilha está dividida em cinco temas centrais: descarte corretos de resíduos, cuidados com a vegetação, proteção aos animais silvestres, circulação de animais domésticos e convívio harmonioso entre os frequentadores dos parques e praças. O material apresenta as ações corretas para proteção da natureza, a legislação municipal e as penalidades em caso de descumprimento das regras.
Alguns parques da Capital já instalaram placas do projeto Preserva POA com o QR Code para a cartilha. Também é possível acessar o material clicando aqui.
Elisandra Borba