Prefeitura participa da conferência mundial do clima
A Prefeitura de Porto Alegre está presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP28, que acontece a partir desta quinta-feira, 30, até 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes. O encontro reúne representantes de 200 países para discutir e desenvolver soluções concretas para mitigar os efeitos do aquecimento global.
A capital gaúcha está representada pelos secretários municipais do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, de Parcerias, Ana Pellini, de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, e a diretora de Políticas e Projetos de Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini. Devem dominar os debates o financiamento para a adaptação dos países vulneráveis, os compromissos de redução das emissões de gases de efeito estufa e a redução progressiva do transporte à base de combustíveis fósseis.
“Vamos em busca de financiamento para realizar mais projetos na nossa cidade, compartilhar o que temos realizado, como o Programa de Certificação que incentiva práticas sustentáveis na construção civil, e buscar novas experiências para mitigação, redução e adaptação de Porto Alegre aos efeitos climáticos”, afirma Bremm.
Avanços – Nas últimas edições da COP, a prefeitura obteve bons resultados. No ano passado, na COP27, no Egito, captou junto ao Banco Mundial cerca de R$ 1,2 milhão de um para execução do Plano de Ação Climática de Porto Alegre, em elaboração.
No ano anterior, 2021, em Glasgow, Porto Alegre foi uma das capitais brasileiras escolhidas para participar de projeto de planejamento climático, gerido pelo Google. Os recursos, R$ 1,3 milhão, foram investidos em programas de economia circular e na instalação de biodigestores em escolas municipais do Morro da Cruz e em um estudo para alteração da matriz energética dos ônibus na Capital.
Lissandra Mendonça