Saiba como prevenir ninhos de urubus em áreas residenciais

13/08/2025 16:36
Sergio Louruz / SMAMUS / PMPA
 Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a prefeitura pelo 156

Com a primavera se aproximando, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) alerta a população sobre como evitar a instalação de ninhos de aves silvestres, como urubus e gaviões em residências. Estruturas como floreiras sem uso, aberturas de aparelhos de ar-condicionado, casas de máquinas e caixas d’água em terraços de prédios são pontos muito procurados pelas espécies nessa época.

A orientação é para que a limpeza e o fechamento destes espaços sejam realizados agora, antes do período reprodutivo, quando as aves começam a buscar ambientes seguros para colocar ovos e criar seus filhotes. “Os locais devem ser devidamente protegidos, a fim de evitar a instalação de ninhos que permanecem por, no mínimo, dois meses”, destaca a bióloga da Equipe de Fauna Silvestre da Smamus, Soraya Ribeiro.

Caso já haja ninhos com ovos ou filhotes, a legislação brasileira determina que o ciclo natural das aves seja respeitado até que elas se tornem independentes. A retirada ou destruição de ninhos é proibida e constitui crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que também prevê penalidades para quem modifica, danifica ou destrói ninhos e abrigos naturais.

Equipe da Fauna Silvestre - Em caso de dúvida ou necessidade de orientação, a população pode solicitar ajuda por meio do telefone 156, disponível 24 horas por dia, ou para a Equipe de Fauna, pelo WhatsApp 3289-7517 de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, exceto feriados.

Carolina Cesa

Tatiana Bandeira