Palestra promove reflexão sobre gestão de pessoas no pós-pandemia
A gestão de pessoas em tempos de crise, como poderá ser a vida pós-pandemia, sua repercussão no trabalho presencial, híbrido e remoto. Este foi o tema da palestra Gestão de Pessoas no Pós-Pandemia, realizada na manhã desta quinta-feira, 28, pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap). O evento ocorreu de forma presencial no auditório da Smap, na rua Siqueira Campos, 1.300, 14º andar.
O curso foi ministrado pelo servidor da Secretaria Municipal da Fazenda, Luciano Hoffling Dutra, que é psicólogo e psicanalista. Dutra possui especialização em atendimento clínico – Psicanálise e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Foi diretor de Recursos Humanos do Dmae, é facilitador da Escola de Gestão na área de liderança e desenvolvimento de equipes e pessoas desde 2012 e é líder Coach. Dutra acredita que o gestor de pessoas tem a responsabilidade de construir novas rotinas que levem em conta a saúde do trabalhador, formando relações humanas positivas e inclusivas. “A vida e a rotina na chamada pós-pandemia estão no futuro e precisam, portanto, ser construídas”, aponta.
“Todos os servidores, de alguma forma, sentiram o impacto da pandemia e tiveram que se adaptar a uma nova realidade. Neste momento, acreditamos que é de extrema importância refletir como ficará a gestão de pessoas e o bem-estar emocional depois de um cenário que foi tão desafiador”, ressalta a coordenadora da EGP, Fernanda Jardim.
O evento proporcionou uma reflexão a partir do relato de experiência das ações de melhoria do clima organizacional na Secretaria da Fazenda, abordando assuntos como o papel do gestor de pessoas na atualidade, o que é uma “crise”, seus efeitos nos relacionamentos cotidianos e a importância da comunicação na gestão da mudança.
Andrea Brasil