Servidores públicos doam obras de própria autoria à biblioteca da Escola de Gestão Pública

08/10/2021 14:40
Giulian Serafim/PMPA
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Lucas Barroso destacou a ligação entre as atividades de escritor e servidor público: a responsabilidade social

Os servidores públicos e também escritores Caroline Gonçalves Chaves e Lucas Settler Barroso doaram obras de sua autoria na manhã desta sexta-feira, 8, à biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP). A iniciativa da visita faz alusão ao Dia da Criança, 12 de outubro, e do Servidor Público, 28 de outubro, destacando livros infantis e ao mesmo tempo prestando uma homenagem aos servidores, através do reconhecimento do talento de dois funcionários públicos.

O secretário adjunto de Administração e Patrimônio, Jorge Hias, parabenizou a iniciativa, destacando a ação como uma oportunidade de valorizar os servidores e também de possibilitar a descoberta de novos talentos. “Devemos ampliar este evento, proporcionando a outros colegas que tragam suas obras e utilizem o espaço. Estamos mostrando que a prefeitura tem sim servidores com muito talento, focados na causa da cidade e na causa cultural”, aponta.

“No mês de outubro, comemoramos o Dia das Crianças e o Dia do Servidor Público e é muito satisfatório para a EGP poder incentivar a leitura, reconhecer os talentos dos servidores e valorizar os escritores de obras infantis”, aponta a coordenadora da Escola de Gestão Pública, Fernanda Jardim, que participou deste ato.

Caroline, autora de Dorminhoca, afirmou que se sente emocionada e feliz pela

Giulian Serafim/PMPA
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Caroline disse estar feliz pela valorização da EGP e por fomentar o incentivo à leitura e à cultura

valorização da EGP e da prefeitura ao servidor/escritor. “É uma grande satisfação estar aqui hoje, com meu livro infantil, Dorminhoca, podendo fomentar o incentivo à leitura e à cultura. Que mais colegas servidores possam se aventurar no mundo da escrita.”

Já Lucas Barroso, autor de Um gato que se chamava Rex, destacou que, apesar das diferenças entre as atividades de escritor e servidor público, percebe que há uma ligação entre elas, a responsabilidade social, um compromisso com a ética, que contribui de alguma forma com a sociedade. "Nesse ponto, escrever e servir às pessoas têm uma proximidade, sim. Fico lisonjeado em participar e ser lembrado pelos colegas da Biblioteca do EGP.”

Lucas também fez a doação para a Biblioteca da EGP de dois livros seus: o de contos Um silêncio avassalador e o de poesias O tempo já não importa.

As obrasDorminhoca apresenta a história de uma minhoquinha que está com um problema: suas rotineiras dores nas costas. Em vez de ficar só reclamando, ela parte em busca de uma solução. A partir daí, Dorminhoca vai encontrar vários amigos pelo caminho, todos empenhados em ajudá-la. É uma história leve e divertida, uma fábula sobre como a persistência e a cooperação podem nos transformar. O livro foi lançado em 2019 pela editora Autografia (RJ).

Um gato que se chamava Rex é o título do livro infantil que Lucas Barroso doou para a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães do Centro Municipal de Cultura e está sendo destaque pela biblioteca da EGP neste Dia da Criança. Lançado em 2018 pela editora Moinhos, conta a história de um gato que assume a vida de cachorro, oportunizando ao seu dono situações inusitadas. A obra reinventa e alimenta o imaginário infantil, apontando indicativos para a reflexão sobre as diferenças.

Os autores – A porto-alegrense Caroline Gonçalves Chaves é pedagoga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), também pela Ufrgs. Atua como assistente administrativo na prefeitura desde 2012, lotada no Departamento Municipal de Habitação (Demhab), na Coordenação de Crédito Imobiliário (CCI). Antes de ingressar na prefeitura, Caroline lecionou para turmas de anos iniciais e também para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Caroline sempre gostou de escrever e em 2019 se aventurou a publicar seu primeiro livro, Dorminhoca, para o público infantil. Este ano, durante a pandemia, escreveu também um livro infanto-juvenil, em fase de publicação.

Natural de Porto Alegre, Lucas Settler Barroso é autor de Virose (romance, 2013), Um silêncio avassalador (contos, 2016), Um gato que se chamava Rex (infantil, 2018) e O tempo já não importa (poesia, 2020). Também é jornalista, com especialização em Comunicação Pública. Atuou por dez anos na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e, por quatro anos, na Secretaria Municipal de Planejamento do Governo do RS. Hoje, trabalha no Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre.

A Biblioteca da EGP – Com a oferta de um espaço de leitura e consulta, a Biblioteca atende todos os servidores municipais e a comunidade em geral. Aos servidores municipais, disponibiliza a possibilidade de empréstimo de seu acervo, além de divulgá-lo através de ações como o Boletim Mensal, Sugestões de Leitura e Dica do Dia, em que indica livros do acervo homenageando datas comemorativas.

Com mais de três mil obras, o acervo é especializado nas áreas de Administração, Gestão Pública, além de possuir obras de outras áreas do conhecimento, como Literatura, Psicologia e bibliografias de Porto Alegre.

“A Biblioteca da EGP é um espaço diferenciado para o incentivo à leitura dos servidores municipais e da comunidade. Também complementa as capacitações da Escola de Gestão Pública com seu acervo especializado em gestão e igualmente com as ações culturais, oferecendo um espaço prazeroso de encontros, vivências e de trocas de saberes”, destaca o bibliotecário Fernando Telles de Paula.

A biblioteca está localizada na avenida Siqueira Campos, 1.300, 14º Andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

 

 

Nereida Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes