Webinário sobre autores negros aborda obra do poeta Oliveira Silveira nesta sexta

26/11/2021 08:36

Nesta sexta-feira, 26, ocorre o primeiro de três encontros do webinário Personalidades Negras da Literatura Brasileira, com a participação de Jorge Fróes, poeta e professor formado em Letras pela Fapa e Lúcio Almeida, diretor da Escola do Legislativo Julieta Battistioli. O evento promove o encontro de especialistas em história, literatura, direitos humanos e educação, a fim de debater sobre a invisibilidade de autores negros na literatura brasileira ao longo da história e suas implicações nas relações étnico-raciais nos dias de hoje.

O webinário é uma iniciativa em cooperação entre a Escola de Gestão Pública (EGP) e a Escola do Legislativo Julieta Battistioli. "A reunião de todos esses especialistas vai no sentido de demonstrar o quanto o negro, no Brasil, atua em diversas frentes e que ele é, sim, um dos personagens principais da história do país”, explica Lúcio Almeida. 

Ainda reforçando a ideia de que o debate que o webinário promove é importante para um melhor reconhecimento da cultura negra, o poeta e professor Jorge Fróes afirma que essas obras combatem o racismo, mas elas também afirmam e valorizam a população negra. "De certa forma o pensamento dos negros do Brasil estão expressados nesses livros."

O webinário é realizado nos dias 26, 29 e 30 e tem a participação de especialistas nas biografias e obras dos autores Oliveira Silveira, Luiz Gama, Maria Firmina do Reis, Lima Barreto e Carolina de Jesus. Os servidores da PMPA podem realizar sua autoinscrição até momentos antes dos encontros na plataforma EducaPOA. 

Ao concluírem todas as atividades da capacitação, o próprio servidor poderá gerar o seu certificado. O público externo poderá acompanhar a programação do webinário no canal da EGP no YouTube.

Para mais informações, enviar mensagem ao endereço educapoa@portoalegre.rs.gov.br.

Andrei Pereira (estagiário) / Supervisão: Andrea Pinto

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes