Com retorno à Praça da Alfândega, começa a Feira do Livro de Porto Alegre

30/10/2021 06:35
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo anunciou a volta do aporte financeiro da prefeitura ao evento em 2022

O prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo participou da abertura oficial da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre na tarde desta sexta-feira, 29, data que é marcada pelo Dia Nacional do Livro, em um estúdio montado no Memorial do RS. O secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, e a secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, também estavam presentes no evento on-line transmitido nas plataformas digitais da Feira. As autoridades agradeceram a organização e os patrocinadores que estavam representados pela Petrobrás, Grupo Zaffari, Banrisul e Grupo Equatorial. (fotos)

Depois do ato, ocorreu o passeio pela feira a pé ao som da tradicional sineta, que dá a largada de atividades.

"É um reencontro com a convivência humana, com a Cultura e a leitura. É importante salientar que a prefeitura é parceira da Feira do Livro, que é a mãe de todos os eventos literários do país. Tiramos a cobrança da taxa pelo espaço público e, no ano que vem, voltaremos a dar um aporte financeiro para o evento. Tudo isso, porque a gente entende que a cultura eleva a alma da cidade. É uma inclusão social verdadeira" – prefeito Sebastião Melo. 

O prefeito também falou sobre o contato das crianças com os livros que a feira promove. "Os pequenos que praticam a leitura compreendem melhor o mundo e, por consequência, farão do mundo um lugar melhor".

Com o tema “Para ler um novo mundo”, o maior e mais tradicional evento cultural do Estado poderá ser visitado até o dia 15 de novembro. A edição de 2021 marca também a retomada dos eventos presenciais, voltando a Praça da Alfândega, cenário conhecido dos porto-alegrenses.

O secretário Gunter Axt ressaltou que esse é um dos eventos mais importantes do calendário cultural gaúcho e um dos mais significativos do país: “Nossa feira leva o nome de Porto Alegre para o Brasil inteiro e é um patrimônio da nossa cidade. Movimenta a cadeia produtiva, e a lei de incentivo estadual foi essencial para que ela acontecesse e colocasse novamente os livros no coração pulsante da nossa cidade. Em Porto Alegre o livro é quase uma santidade. Nossa feira é pioneira e exemplo positivo para muitos municípios. A SMC quer ser cada vez mais parceira da Feira do Livro”.

O patrono deste ano é o poeta e escritor Fabrício Carpinejar. Organizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro, a feira contará com 56 expositores, estandes dos patrocinadores e a Praça de Autógrafos. A área geral vai funcionar diariamente das 12h30 às 19h30 e a área infantil e juvenil das 10h às 19h30.

Durante as próximas duas semanas toda a programação presencial será observada e controlada pelos protocolos de prevenção à Covid-19. Uma farta agenda de eventos on-line será produzida no mesmo estúdio em que foi transmitido o lançamento e estará a disposição de todos interessados nas redes sociais da Feira do Livro.

A programação oficial, bem como a de expositores e parceiros da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, pode ser acessada no site www.feiradolivro-poa.com.br e as escolas interessadas devem fazer contato pelo email visitacaoescolar@camaradolivro.com.br

Mariana Bertolucci

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes