Exibições únicas marcam a programação da Cinemateca Capitólio

01/12/2022 08:57

O mês de dezembro começa movimentado na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico). No dia 1º, quinta-feira, às 19h, a Cinemateca recebe a programação do Dia Sem Arte/Day With(out) Art, evento que ocorre simultaneamente em espaços culturais do mundo inteiro, marcando a passagem do Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Em Porto Alegre, a organização do Dia Sem Arte está a cargo do grupo Somosorganização que atua com a população LGBTQIA+ e pessoas vivendo com HIV/Aids. Esta é a primeira vez que a capital gaúcha sedia o Dia Sem Arte, exibindo uma programação de vídeos que destacam as histórias não contadas de HIV e Aids a partir da perspectiva de artistas que vivem com HIV em todo o mundo. O tema de 2022 é Sendo e Pertencendo e o evento conta com sete obras de artistas, ativistas e criadores da Argentina, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos e México.

No sábado, 2, às 11h, acontece a última edição do ano do projeto Concertos Capitólio, com a apresentação do Coral da Ufrgs, sob a regência do maestro Lucas Alves. Também no sábado, às 17h, a Sessão Plataforma exibe o monumental City Hall (2020), obra-prima do mestre do cinema documental Frederick Wiseman, com quatro horas e meia de duração.

Como ocorre tradicionalmente no primeiro final de semana do mês, sábado e domingo, às 15h, haverá mais uma edição da Sessão Vagalume, que desta vez exibe o premiado longa gaúcho Antes que o Mundo Acabe (2009), de Ana Luiza Azevedo, recomendado para crianças a partir de 10 anos e adolescentes. O cinema gaúcho também é destaque com a exibição de Disforia, de Lucas Cassales, que encerra a mostra de filmes apoiados pela Porto Alegre Film Commission, e com exibições do recentemente lançado Os Bravos Nunca se Calam, de Marcio Schoenardie.

Já no período de 2 a 6 de dezembro ocorrem as derradeiras sessões da mostra As Musas do Cinema Italiano, com A Bela Moleira, um dos primeiros sucessos da carreira da atriz Sophia Loren, no dia 2, e A Moça com a Valise, obra-prima de Valerio Zurlini, protagonizada por Claudia Cardinale, no dia 6.

Finalmente na quarta-feira, 7, a Cinemateca Capitólio recebe uma das atrações do festival Porto Alegre em Cena, com duas sessões do espetáculo-filme Ítaca, de Christiane Jatahy. Ítaca dá continuidade à pesquisa de linguagem da diretora (que em janeiro deste ano foi premiada pela Bienal de Veneza, com o Leão de Ouro pela sua trajetória artística), entre o teatro e o cinema, entre o ficcional e o documental, entre o passado e presente. Trazendo, a partir da ficção histórica de Homero, uma lente de aumento sobre os dias de hoje, sobre as guerras, os movimentos de partida e de chegada, a tentativa de chegar em casa concreta e metaforicamente.

Para a construção dramatúrgica foram realizadas entrevistas com refugiados, além de um período de trabalho com os atores para gerar cenas através de improvisos. Em seguida, durante um mês, Christiane Jatahy escreveu a dramaturgia final do texto. No elenco de Itaca estão as atrizes Isabel Teixeira (que ficou nacionalmente conhecida como a Maria Bruaca da novela Pantanal), Julia Bernart e Stella Rabello e os atores Cédric Eeckout, Karim Bel Kacem e Matthieu Sampeur.

Programação de 1º a 7 de dezembro

Quinta-feira, 1º 
17h – Os Bravos Nunca se Calam
19h – Programação Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (Dia Sem Arte)

Sexta-feira, 
19h – A Bela Moleira (Mostra As Musas do Cinema Italiano)

Sábado, 
11h – Concertos Capitólio (Coral da UFRGS)
15h – Sessão Vagalume (Antes que o Mundo Acabe)
17h – Sessão Plataforma (City Hall)

Domingo, 
15h – Sessão Vagalume (Antes que o Mundo Acabe)
17h – Os Bravos Nunca se Calam
19h – Disforia (Mostra Porto Alegre Film Commission)

Terça-feira, 6
15h – Os Bravos Nunca se Calam
17h – Os Bravos Nunca se Calam
19h – A Moça com a Valise (Mostra As Musas do Cinema Italiano)

Quarta-feira, 7 
17h – Porto Alegre em Cena (Ítaca, de Christiane Jatahy)
20h – Porto Alegre em Cena (Ítaca, de Christiane Jatahy)

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes