Prêmio Hip Hop Mário Pezão será lançado nesta sexta-feira

09/09/2022 09:09

Será lançado nesta sexta-feira, 9, às 18h30, na Casa de Cultura Plauto Cruz (av. Venâncio Aires, 67), o Prêmio Hip Hop Mário Pezão. O Prêmio beneficiará 120 trajetórias distribuídas pelas 17 regiões do Orçamento Participativo, em reconhecimento às pessoas que fazem parte da cultura e movimento hip-hop na Capital. Para concorrer ao benefício, os artistas deverão realizar as inscrições através do site a partir desta sexta-feira, 9, até 23 de setembro. A prefeitura investiu o valor de R$ 150 mil na iniciativa, que contemplará 120 artistas do hip-hop com premiações em dinheiro. 

A proposta foi implementada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com a coordenação do Fundo de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), através de edital específico para a área. O vencedor do edital foi o Instituto Trocando Ideia, que agora implementa o projeto.  

Serão contemplados Djs, B.Boys, B.Girls, MCs, Grafiteiros e artistas, conhecidos como quinto elemento do hip-hop, que demonstrarem as melhoras trajetórias na opinião de um grupo de cinco avaliadores da área. Os pagamentos serão realizados em outubro de 2022. Cada artista contemplado deverá receber o prêmio de R$ 1 mil e certificado de reconhecimento de trajetória.
 
O investimento Municipal atende a emergência do setor. Os artistas do hip-hop ainda sentem os efeitos devastadores da pandemia de Convid-19 e desenvolvem um importante papel social nas regiões mais vulneráveis da cidade. Para o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, este foi o primeiro edital de fomento para o hip hop. "Estamos valorizando o segmento como importante manifestação cultural e reconhecendo-o como grande aliado na cadeia produtiva da economia criativa", complementa.
    
Mário Pezão - O homenageado Mário Ricardo da Costa Chaves, Mário Pezão, é um ícone do hip-hop em Porto Alegre. Participou do Grupo Jara Musison, nos anos 80, onde começou como MC. Foi um dos fundadores da União Rap da Tinga. Atuou na Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde articulou a coletânea Gás RAP Total, que revelou artistas do rap para os porto-alegrenses e para o público em geral. Mario Pezão ficou conhecido nacionalmente após participar dos programas Brasil Legal e Central da Periferia, ambos apresentados por Regina Casé.

 

 

 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes