Série Concerto Capitólio volta neste sábado

07/10/2023 09:06

Neste sábado, 7, às 11h, ocorre a retomada da série Concertos Capitólio, com a apresentação do Porto Alegre Consort, grupo formado pela junção do Coral Porto Alegre com um conjunto de instrumentistas. No programa, serão apresentadas obras de Morten Lauridsen (1943-), John Rutter (1945-), John Leavitt (1956-), Christopher Tin (1976-) e Ola Gjeilo (1978-). A regência será de Diego Schuck Biasibetti, com a participação do pianista Fernando Rauber. A abertura do concerto será feita pela Orquestra Violões Casa da Música.

A apresentação, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico). A curadoria do projeto é da Casa da Música de Porto Alegre. 

Concertos Capitólio - Porto Alegre Consort
Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico
Sábado, 7, 11h
Obras de Morten Lauridsen, John Rutter, John Leavitt, Christopher Tin e Ola Gjeilo
Regência: Diego Schuck Biasibetti
Entrada franca

Sobre o Coral Porto Alegre e o Porto Alegre Consort
Criado em 1996, sob a orientação da professora Gisa Volkmann e do maestro Ernani Aguiar, o Coral Porto Alegre vem cumprindo intensa atividade nos palcos brasileiros. O grupo dedica-se principalmente ao repertório coral-sinfônico e já apresentou, em concerto, as principais obras de Bach, Haendel, Vivaldi, Mozart, Beethoven, Mendelssohn, Brahms e Nunes Garcia.

Regularmente, o grupo é convidado a participar das temporadas das principais orquestras do Sul do Brasil, entre as quais se destacam a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra de Câmara da Ulbra, a Orquestra Fundarte, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, a Orquestra Unisinos e a Orquestra de Câmara de Blumenau. O grupo atuou sob a regência dos maestros Ernani Aguiar, Lutero Rodrigues, Antônio Carlos Borges Cunha, Roberto Duarte, Tiago Flores, Manfredo Schmiedt, Vilson Gavaldão de Oliveira, Luciano Lunkes, Márcio Buzatto, Lúcia Teixeira, Evandro Matté, Tobias Volkmann e Diego Schuck Biasibetti. Tendo a direção artística de Gisa Volkmann desde a sua fundação, o conjunto também se dedica ao repertório a cappella, à música sacra acompanhada de órgão e à ópera.

Apresentou concertos próprios em diversas igrejas da Região Metropolitana de Porto Alegre e participou de produções operísticas apresentadas em Porto Alegre. O Coral Porto Alegre possui quatro CDs gravados: Novenas (1999), Obras de Cappella (2005) e Responsórios Fúnebres (2012), com obras de José Maurício Nunes Garcia; e Matinas de Natal, de João de Deus Castro Lobo (2001). O CD Novenas recebeu o Prêmio Açorianos de melhor gravação do gênero música erudita em 2000. O CD Responsórios Fúnebres, o Prêmio Açorianos de melhor intérprete do gênero música erudita em 2013.

O Coral Porto Alegre agregou-se a um grupo instrumental e se tornou o Porto Alegre Consort, sob a liderança musical e regência do maestro Diego Schuck Biasibetti, com a intenção de se dedicar ao repertório dos séculos XVII e XVIII. Desde 2016, executou, dentro do projeto “Bach, natürlich”, variados concertos com obras de Johann Sebastian Bach, incluindo, em 2019, a Paixão São João BWV 245, e o Messias de Georg Friedrich Händel.

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil