Bairro Belém Velho recebe a 28ª Festa da Uva e da Ameixa

13/01/2019 13:58

A 28ª Festa da Uva e da Ameixa de Porto Alegre prossegue neste domingo, 13. Um dos mais tradicionais eventos do calendário da cidade, ocorre no CTG Estância da Figueira, na rua Doutor Vergara, 5.345, bairro Belém Velho. Presente na abertura da festa no sábado, 12, o vice-prefeito Gustavo Paim destacou a importância dos produtores rurais e o quanto contribuem com a qualidade de vida e a economia da cidade. “Sou produtor rural, e sei bem das dificuldades deste importante segmento e o quão difícil é ser um produtor rural em uma metrópole como Porto Alegre. A zona rural é o pulmão da nossa Capital, somos privilegiados pelo esforço dos produtores de nos proporcionar estes alimentos de alta qualidade”, finaliza Paim.

A festividade seguirá nos dias 13, 19 e 20 de janeiro, sempre das 9h às 20h. O evento tem entrada gratuita e conta com bancas para comercialização de frutas, flores, artesanato, além de apresentações musicais e danças. A Festa da Uva e da Ameixa é uma realização dos produtores rurais, da Associação Comunitária Belém Velho (Ascobev) e do CTG Estância da Figueira, com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Emater/Ascar e do Sindicato Rural de Porto Alegre.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, frisou a parceria do executivo com os produtores em prol da valorização da atividade agrícola na Capital. “Os produtores rurais são importantes neste processo, não só para o sustento das suas famílias, mas também para o desenvolvimento econômico de Porto Alegre. Em parceria, queremos ampliar o número de famílias produtoras para a próxima edição da festa da uva e da ameixa” comenta Cidade.

A previsão é que a safra deste ano chegará a 120 toneladas de uva e 100 toneladas de ameixa. Segundo o Sindicato Rural, a capital contabiliza 760 produtores de diversos produtos cadastrados. Estes produtores recebem a assistência dos técnicos do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) da SMDE e da Emater. As frutas também são comercializadas na área central da cidade para facilitar o acesso ao consumidor e o escoamento da safra. Os produtos estão na Praça Parobé, ao lado do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico. A feira funciona durante o mês de janeiro e fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

A abertura oficial da 28ª Festa da Uva e da Ameixa contou com a presença do vice-prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim; secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Eduardo Cidade; secretária municipal de Desenvolvimento Social Nádia Gerhard; deputado federal Maurício Dziedricki; deputados estaduais Sebastião Melo, Dr. Thiago Duarte e Adolfo Brito, além de representantes da Emater/Ascar, Sindicato Rural de Porto Alegre, Associação Comunitária do Belém Velho e do CTG Estância da Figueira.

Origem - Ainda que o evento realizado em Caxias do Sul seja mais conhecido, a primeira Festa da Uva do Estado foi realizada em 1910 em Porto Alegre, enquanto que na Serra iniciou-se em 1931, nos salões do Recreio da Juventude. Realizada em janeiro, a festa da Capital acontece cerca de 30 dias antes da de Caxias em função do microclima, que oportuniza a antecipação do período de colheita.

Linha Turismo - Quem quiser vivenciar uma experiência diferenciada poderá optar por acessar a Festa da Uva e da Ameixa por meio do ônibus Linha Turismo, que fará paradas de 20 minutos no local da festa. O valor do ônibus Linha Turismo é R$ 30 (a ser pago exclusivamente no local do embarque). Para mais informações faça contato pelo telefone (51) 3289-6765. O passeio estará condicionado à lotação mínima de dez passageiros, podendo ser cancelado por mau tempo.

 

Rafael Camargo

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes