Campanha apoiada pelo Procon alerta para riscos de óculos falsos
Uma nova campanha de conscientização contra o uso e a aquisição de óculos sem procedência começa a ganhar espaço na frota de ônibus de Porto Alegre. A iniciativa traz peças veiculadas na parte traseira dos coletivos (busdoors), além de cartazes e folhetos que alertam a população sobre os riscos associados ao uso de óculos falsificados à visão. A realização é do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico do RS (Sindióptica) e da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), com o apoio do Procon Porto Alegre, órgão da prefeitura responsável por fazer a defesa do consumidor.
Com o slogan “Falsificado, nem de graça!â€, a campanha se estenderá até o final de janeiro e pretende atingir o público circulante, a partir de 100 painéis colocados nos ônibus que fazem parte do transporte público municipal. Já os cartazes e panfletos também serão distribuÃdos em repartições públicas, estabelecimentos ópticos e demais espaços de acesso ao público-alvo. As peças evidenciam que lentes sem proteção UV aumentam em 60% os riscos de catarata – o que pode levar a cegueira. Já os fôlderes desconstroem o argumento de que o comércio informal trabalha com “réplicas†ou “segunda linha†– que nada mais são do que produtos falsificados.
Atualmente, os óculos estão em quinto lugar entre os produtos mais comercializados ilegalmente em Porto Alegre, segundo o Sindióptica. Destes, 62% se referem à venda de óculos de sol, o que alimenta o contrabando e a movimentação de recursos não contabilizados pela Receita Federal. Ao mesmo tempo, os óculos sem procedência são o segundo item mais apreendido pelas ações de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), com um total de 15.848 apreensões entre janeiro e agosto deste ano.
Para a diretora executiva do Procon Porto Alegre, a campanha é fundamental para proteger não só os direitos, mas também a saúde de quem adquire óculos. “Cabe ao Procon zelar pela proteção à saúde e segurança do consumidor. É por isso que apoiamos a campanha. O consumidor não deve pensar apenas nas questões estéticas e modismos. Deve, sim, valorizar a sua saúde e a sua visão, que ao longo dos anos poderá ser drasticamente prejudicada por escolhas erradas. É fundamental saber a procedência e qualidade do produto que se adquireâ€, aponta ela.
Já para o presidente do Sindióptica RS, André Roncatto, mais uma vez, as entidades reunidas levam a mensagem de saúde pública junto aos porto-alegrenses. “É importante alertar a sociedade sobre os riscos dos óculos sem qualidade, pois estes produtos apresentam-se como uma ameaça à saúde pública e com efeitos cumulativos e irreversÃveisâ€, afirma.
Em 2018, a campanha “Saúde dos Olhosâ€, ação semelhante veiculada na frota de ônibus, trouxe repercussão sobre a opinião pública e imprensa, revertendo a ideia do impulso pela compra fácil, uma vez que lentes sem qualidade potencializam a penetração de raios solares, podendo queimar a retina, atentando contra a visão, e por consequência, à saúde pública da população.
TaÃs Dimer Dihl