Cervejas de Porto Alegre são destaque em competição nacional

15/03/2019 17:08
Rafael Camargo/Divulgação PMPA
Sexta Edição do Tour Cervejeiro
Produção da capital gaúcha foi a mais premiada no Festival Brasileiro em Blumenau

Que Porto Alegre é a capital das microcervejarias artesanais, muito se tem falado. Mas os resultados obtidos na 7ª edição do Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau (SC) atestam que o setor se diferencia não só na oferta, mas também na qualidade do que se produz aqui. “Os números do mercado, a boa aceitação e o reconhecimento que vem por meio destas premiações atestam o potencial econômico do segmento cervejeiro e sua conexão com a identidade de Porto Alegre”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.

Considerado o maior encontro do ramo cervejeiro da América Latina, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas – entre empresários, produtores, consumidores e entusiastas do setor. Disputaram a mostra competitiva rótulos produzidos em várias regiões do país. Porto Alegre seguiu a tradição de excelente desempenho e contou com dez marcas premiadas, que receberam um total de 20 medalhas. O destaque ficou por conta da Suricato Ales, escolhida a cervejaria do ano 2019 na categoria “pequeno porte” (com produção mensal de até 10 mil litros).

Estevão Chitto, proprietário da Suricato, explica que o sucesso e o destaque das micro cervejarias de Porto Alegre se devem, por um lado, à cultura de empreendedorismo estabelecida aqui e, por outro, ao perfil do consumidor de cerveja artesanal, em permanente busca de qualidade e diferenciação. “Assim, o polo cervejeiro de Porto Alegre conta com um mercado que não só permite como estimula empreender e inovar”, diz ele.

As demais marcas porto-alegrenses premiadas foram: Cervejaria Tupiniquim, Kny Quality Beer, Old boys Cervejas, Cervejaria 4 Árvores, Cervejaria Al Capone, Cerveja Bodoque, Ruradélica Ales, Cervejaria Steilen Berg e Cervejaria Baumhardt. Em comum, a inovação, a excelência na produção e a proximidade com a comunidade onde atuam.

  

 

Andréa Back

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes