Conferência Municipal de Agricultura será nesta quinta-feira

21/11/2019 08:43
Joel Vargas/Arquivo PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento ocorre na Granja Lia

A IX Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento será realizada nesta quinta-feira, 21, das 8h30 às 17h, na Granja Lia (estrada São Caetano, 3000 - Lami), em Porto Alegre. Promovido pelo Conselho Municipal de Agricultura e Abastecimento (CMAA) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o encontro abordará o tema Fortalecimento da Zona Rural em Busca da Sustentabilidade e Segurança Alimentar.

Na ocasião, serão debatidos os grandes eixos do desenvolvimento agropecuário da região, além de questões referentes ao artigo 11 da Lei 775/2015, que regulamenta o sistema de gestão da política de desenvolvimento rural. A Zona Rural contempla 12 mil hectares localizados nas zonas Sul e Extremo-Sul da cidade, que se destaca por atividades como a olericultura, agropecuária, agroindústria e cultivo de flores e plantas ornamentais. Os produtores recebem assistência técnica da Equipe de Atividades Agropecuárias (EAGRO/SMDE) e do Escritório Municipal da Emater-RS, além de apoio do Sindicato Rural de Porto Alegre.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, explica que regulamentar as políticas públicas relativas ao setor de produção agrícola e abastecimento é essencial para promover a geração e a difusão de estudos e novas técnicas ligadas à agricultura. “Debater as questões ligadas à nossa Zona Rural potencializa as atividades do setor primário, lazer, turismo e até mesmo de uso residencial”, diz ele.

De acordo com o coordenador de Fomento de Atividades da SMDE, Oscar Pellicioli, tratar sobre o tema da agricultura e abastecimento no âmbito da Capital "é uma questão de manter a produção rural do município, de se fazer a preservação ambiental e manter a qualidade de vida de todos os cidadãos."

 

 

Andreas Müller

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes