Copa América: roteiro especial do Linha Turismo começa nesta sexta

13/06/2019 17:53
Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Mascote Zizito participou do passeio inaugural, com a presença de autoridades

Em clima de Copa América, a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), lançou nesta quinta-feira, 13, um roteiro especial do Linha Turismo para quem deseja conhecer a cidade e já transitar em torno da Arena do Grêmio, estádio-sede dos jogos. O Tour Copa América estará disponível a partir desta sexta-feira, 14, até 30 de junho, passando por atrativos relacionados à história do futebol na Capital e com uma parada especial na Arena.

Em evento nas escadarias do Paço Municipal com a presença do mascote oficial da Copa América, a capivara Zizito, o prefeito Nelson Marchezan Júnior saudou a chegada da competição, que terá cinco jogos em Porto Alegre. “A prefeitura e o Governo do Estado estão preparados para dar as boas-vindas aos turistas. Porto Alegre, que já é uma cidade apaixonada pelo futebol, terá uma grande oportunidade de expandir a promoção turística, e também trazer com esse evento um incremento a mais para nossa economia local, com a vinda dos torcedores estrangeiros durante a Copa".

Joel Vargas / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan destacou a oportunidade para a Capital expandir a promoção turística

Para marcar o lançamento do roteiro especial, o mascote Zizito desfilou a bordo do Linha Turismo com as autoridades presentes na cerimônia. “O Linha Turismo é uma vitrine para que os visitantes possam conhecer melhor a nossa cidade e ficar por dentro de informações históricas e curiosas sobre personagens, ruas, bairros, praças, monumentos e atrativos. Procuramos, com este roteiro, ambientar a cidade ao clima deste evento, que é uma grande oportunidade de promover Porto Alegre como destino”, conta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.

Para quem desejar, o roteiro também contemplará uma parada de até 30 minutos na Arena Grêmio, oportunizando um passeio na esplanada do estádio e visitas à Calçada da Fama, à estátua de Renato Portaluppi e ao Museu do Grêmio. A visitação ao museu é guiada dentro da Arena. As datas e horários podem ser encontrados no site da Arena Tour, com cobrança a parte do passeio no Linha. 

 

Serviço

Tour da Copa América

Quando: de 14 a 30 de junho, de quartas à domingos, com exceção dos dias 15/6, 20/6, 23/6, 27/6 (dias de jogos da Copa América na Arena).

Horário: 10h 

Partida: Travessa do Carmo, 84.

Valor: R$ 30 (podendo receber os descontos normais do serviço do Linha Turismo).

 

Itinerário: 

Cidade Baixa / Rio Branco / Moinhos / Centro / São Geraldo / Humaitá (Arena) / Centro e Orla / Cidade Baixa.


Ponto de integração com o roteiro Centro Histórico: 

Antes da Arena (para quem quer visitar o estádio)

•Redenção (somente aos finais de semana) – Osvaldo Aranha, n° 1021 (próximo ao parquinho da Redenção) 

Após a Arena para quem quer migrar para o roteiro Centro Histórico

•Mercado Público – esquina entre o Largo Glênio Peres e Borges de Medeiros

•Usina do Gasômetro – avenida Presidente João Goulart, próximo ao n° 353

Linha Turismo – A frota dos ônibus turísticos de Porto Alegre conta com andar superior aberto, possui sistema de áudio informatizado em três idiomas: português, inglês e espanhol, e climatização no primeiro piso. Entre outros itens, o veículo conta com acessibilidade, vaga para cadeirante e espaço para acompanhante, porta volumes e capacidade para transportar 69 passageiros. Pioneiro no país, o Linha Turismo entrou em circulação em janeiro de 2003.  Até 2018, de acordo com dados do Anuário Estatístico de Porto Alegre, cerca de 865 mil pessoas, entre moradores e turistas, já utilizaram o City Tour.

  

 

Andreas Müller, Letícia Santana e Luiz Gustavo Pizoni (estagiário)

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes