Eventos na Capital atraem mais de 5,6 milhões de pessoas em 2019

27/12/2019 15:24
Joel Vargas / PMPA
SEMANA FARROUPILHA
Setembro, com o Acampamento Farroupilha, registrou o maior público até o momento: 1,4 milhão de pessoas
Nos 11 primeiros meses de 2019,  o equivalente a metade da população do Rio Grande do Sul - 5,6 milhões de pessoas - participaram de eventos realizados na cidade de Porto Alegre. O número, divulgado pelo Escritório de Eventos da Prefeitura de Porto Alegre, comprova que a Capital tem grande potencial turístico associado à realização de eventos. E com as atrações de final de ano, que incluem a programação do Natal Alegre e o já tradicional Réveillon na Orla, a tendência é de que Porto Alegre encerre 2019 com o público total em eventos superior a 6 milhões de pessoas.

Até agora, o maior público foi registrado em setembro, quando os eventos licenciados na cidade receberam mais de 1,4 milhão de pessoas. Naquele mês, Porto Alegre teve o Acampamento Farroupilha, um show da dupla Sandy & Junior e o 74° Congresso Brasileiro de Cardiologia, entre outras atividades de menor porte. Mas o aumento no número de eventos foi constante em todos os 11 primeiros meses de 2019. Criado em 2017, dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o Escritório de Eventos licenciou nesse período 2.847 eventos. É mais do que a soma de todos os que foram realizados na cidade nos anos de 2017 e 2018 – e representa, ainda, um aumento de 60,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

“O crescimento tem vários desdobramentos em outras atividades econômicas ligadas ao turismo e à gastronomia. Nesse contexto, os bons números podem ser vistos como um sinal de que Porto Alegre está aprofundando sua vocação para se desenvolver de forma rápida e sustentável como um polo de serviços qualificadosâ€, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade. Ele lembra que Porto Alegre é certificada como cidade nível A no Mapa do Turismo Brasileiro – ou seja, um dos municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, de acordo com pesquisas feitas pelo Ministério do Turismo.

Indicadores:

Arrecadação com o turismo - No primeiro semestre deste ano, a arrecadação de tributos municipais com as atividades de turismo totalizou R$ 13,1 milhões, o que representa um crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor vem de três atividades básicas do segmento: hospedagem (65% do total), agências de viagens (30%) e planejamento e organização de eventos (5%).

Movimentação nos aeroportos - O volume de turistas que chegam a Porto Alegre pelo aeroporto Salgado Filho quase triplicou em 15 anos – uma variação de 187,87% no número de passageiros. A estatística compreende o período de 2003 a 2018 e mostra a crescente procura pelas atividades da Capital. Entre janeiro e outubro deste ano, cerca de 6,8 milhões de pessoas passaram pelo terminal.

Turismo náutico - O turismo pelo Guaíba ganhou força neste ano com a revitalização da Orla Moacyr Scliar, a inauguração da bilheteria do Atracadouro Nico Fagundes e a consolidação do Selo Aquaviário para cinco embarcações de passeios náuticos. Com isso, de 2018 para 2019, a média mensal de passageiros cresceu de 7.942 para 12.942 – um aumento de 62,95%.

Andreas Müller

Gilmar Martins