Feira do Peixe fecha com 376,4 toneladas vendidas

19/04/2019 15:22
Eduardo Beleske/PMPA
COMUNICAÇÃO
Peixe na Taquara foi uma das atrações do evento no Largo Glênio Peres

Encerrada às 13h desta sexta-feira, 19, a edição deste ano da Feira do Peixe de Porto Alegre registrou vendas totais de 376,4 toneladas, o que representa uma queda de 6,4% em relação a 2018 – quando foram comercializadas 402 toneladas. O evento movimentou cerca de R$ 7,9 milhões, segundo as estimativas dos próprios feirantes.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e englobam as vendas dos três pontos em que a Feira do Peixe é realizada: o Largo Glênio Peres (360 toneladas), a Restinga e o Belém Novo (16,4 toneladas). Ao todo, cerca de 600 mil pessoas passaram pelas locações da feira para garantir o peixe no feriado de Páscoa.

"Mais do que um evento comercial, a Feira do Peixe é uma tradição de Porto Alegre e uma grande amostra da diversidade cultural e econômica da nossa cidade", explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade. Ele destaca que o preço médio do quilo do peixe ficou em R$ 21. "Com isso, mesmo registrando uma pequena queda no volume comercializado, a feira encerra com um faturamento maior do que o de 2018“, destaca.

Desde 2017, a feira é promovida sem recursos públicos. Todo o valor do evento é custeado pelos feirantes da Colônia Z5 de Pescadores e da Associação de Pescadores (Appesul), além de atacadistas e expositores. As três mostras realizadas paralelamente têm apoio institucional da Divisão de Fomento Agropecuário da Coordenadoria de Promoção Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
  

 

Letícia Santana e Andreas Müller

Gilmar Martins