Festival de Gramado traz produções apoiadas pela Film Commission

20/08/2019 15:32
Joel Vargas / PMPA
O Longa-metragem Legalidade, produzido pela Prana Filmes, é gravado nos porões do Paço dos Açorianos. O filme discorre sobre o período entre os meses de agosto e setembro de 1961 onde o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, organiza a campanha pela legalidade.
Legalidade teve cenas filmadas no Paço Municipal. Ao fundo, Leonardo Machado no papel de Leonel Brizola

Até o próximo sábado, 24, acontece a 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Neste ano, a programação traz quatro filmes com locações na capital gaúcha e apoio institucional da Porto Alegre Film Commission, órgão da prefeitura responsável por captar e licenciar produções audiovisuais na cidade. 

Fora da Mostra Competitiva, o destaque foi a pré-estreia do filme “Legalidade”, na noite de domingo, 18. Com direção de Zeca Brito e elenco formado por Cleo Pires, Fernando Alves Pinto e Leonardo Machado (interpretando Brizola), o longa resgata um dos momentos mais críticos da história que antecedeu o período militar no Brasil. 

Na Mostra Competitiva, três produções contaram com o apoio institucional da Porto Alegre Film Commission. Na categoria Curtas Gaúchos está “O Carnaval de Gregor”, do diretor Kiwi Bertola, que retrata os conflitos de um personagem que interioriza uma nova identidade de gênero. Já na categoria Longas Gaúchos, os filmes apoiados foram o suspense “Disforia”, do diretor Lucas Cassales, que trata da relação conflitante entre um psicólogo e uma menina de 9 anos; e o documentário “Plauto, Um Sopro Musical”, dirigido por Rodrigo Portela, que conta a trajetória do renomado flautista brasileiro Plauto Cruz. 

“Além de valorizar locações de Porto Alegre, cada produção mobilizou um aparato de serviços e profissionais que impactou positivamente na economia do município”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Eduardo Cidade. “É essencial avançarmos, trabalhando para ampliar os mecanismos de incentivo e atrair cada vez mais produções para a cidade, já reconhecida no cenário nacional pela excelência profissional no segmento e mão de obra técnica qualificada“, afirma Cidade.

  

 

Andreas Müller

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes