Fiscalização apreende produtos sem procedência na Capital

19/10/2018 17:45
Luciano Lanes / PMPA
Desenvolvimento Econômico
Foram apreendidos cigarros, perfumes, roupas e produtos eletrônicos

Visando mais segurança e a retomada do Centro Histórico, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte (EPTC), Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC) atuaram em operação de combate ao comércio ilegal na zona central da Capital, nesta sexta-feira, 19.

A ação desencadeada na parte da manhã apreendeu 800 carteiras de cigarros, e 80 perfumes, todos sem procedência, nas imediações da Rodoviária. Na parte da tarde, foram apreendidos aproximadamente 5 mil itens de peças de vestuário, produtos eletrônicos, películas, capas de celulares, entre outros, nas proximidades da rua Vigário José Inácio. As ações integradas têm como objetivo fiscalizar, orientar e inibir a comercialização de produtos ilegais e alimentos sem procedência. As operações continuarão em outras áreas da cidade, sem diminuir a força-tarefa que está recuperando os espaços públicos no Centro Histórico.

O diretor de Promoção Econômica da SMDE, Luiz Antônio Steglich, ressalta que as operações tiveram um ganho de qualidade com a participação dos órgãos de segurança. “É importante enaltecer a participação da Guarda Municipal, EPTC, Brigada Militar e Polícia Civil nas operações do setor de fiscalização do município que visam o combate ao comércio ilegal. Estamos atuando integrados diariamente para tentar extinguir esse tipo de irregularidade,” afirma.

Glauber Zílio, coordenador da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), grupo operacional da Guarda Municipal de Porto Alegre, também acredita que a integração de forças diminui os atos criminosos. “A união das secretarias e órgãos estaduais garante ao cidadão maior segurança. Trabalhamos juntos visando o benefício da população”, finaliza.

Fiscalização - A Divisão de Fiscalização da Diretoria de Promoção Econômica, órgão vinculado à SMDE, atua na regularidade das atividades comerciais, industriais, prestação de serviços e ambulantes. Além da fiscalização rotineira em toda a cidade, opera por demanda de outros órgãos ou por solicitação dos cidadãos por meio de denúncia. A licença para atividades ambulantes deve ser solicitada na Seção de Licenciamento de Atividades Ambulantes, localizada na Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa. Informações por meio do fone (51) 3289-4705 ou neste e-mail. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou neste e-mail.

Denise Righi