Homenagens religiosas marcam aniversário do Mercado Público
O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou na manhã desta quarta-feira, 3, de uma celebração afro-brasileira em homenagem aos 149 anos do Mercado Público de Porto Alegre. A homenagem, organizada pelo Pai Paulinho, que faz parte do calendário de eventos do prédio histórico, foi acompanhada por autoridades, seguidores e simpatizantes da religião. O prefeito destacou a importância da tolerância e respeito para construção de uma sociedade melhor. “Este local reúne diferentes pessoas em um espaço público, com liberdade cultural, religiosa, tolerância, racionalidade e respeito”, disse. Marchezan lembrou ainda que a prefeitura está trabalhando em soluções para melhorias no prédio, que respeitem os aspectos culturais, mas tragam segurança, limpeza, drenagem, descarte sustentável de resíduos e saneamento.
O prédio, que conta hoje com 96 permissionários e emprega cerca de 1,2 mil pessoas, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1979. Adriana Kauer, representante da Associação do Comércio do Mercado Público, destacou a importância dos frequentadores: “Quem passa por aqui deixou de ser cliente e virou amigo. Isto deixou de ser um negócio para nós e passou a ser parte da nossa casa”, lembrou. O religioso Pai Paulinho também destacou a importâncias das pessoas que transitam diariamente pelo local: “Nos familiarizamos com a luta e a batalha diária destas pessoas, disse”.
Também participaram do evento o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Leandro de Lemos, de Comunicação Orestes de Andrade Júnior, o diretor de Promoção Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Luis Antonio Steglich, o presidente da Câmara de Vereadores Valter Nalgestein, o ex-prefeito José Fogaça, o deputado Tiago Simon, o ex-vice-prefeito Sebastião Melo, o vereador Idenir Cecchim.
Denise Righi