Maio Amarelo: startup no poa.hub inova para reduzir acidentes
Uma startup incubada no poa.hub está disposta a inovar para reduzir os Ãndices de acidentes nas estradas. Batizada como Sleepboll, a empresa utiliza o espaço da prefeitura, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) para desenvolver um negócio inusitado: “cabines de sono†para que caminhoneiros possam descansar durante trajetos mais longos – em uma proposta que se torna especialmente relevante durante o Maio Amarelo, movimento que chama a atenção da sociedade para o alto Ãndice de mortos e feridos no trânsito.
“Iniciativas como esta se alinham ao propósito do poa.hub sob vários aspectos: viabilizar o desenvolvimento de soluções criativas para a solução de problemas, incentivar o empreendedorismo e estimular novas vertentes de geração de renda, como é o caso do conceito de economia compartilhada†atesta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Eduardo Cidade.
O criador e CEO da SleepBoll, Luciano Paixão, teve a ideia enquanto se recuperava de uma cirurgia. Ele literalmente sonhou com cabines instaladas em postos de combustÃveis e paradouros – onde os motoristas pudessem parar e descansar. A partir daÃ, os estudos para desenvolver o negócio começaram a tomar forma. Hoje, já há dois protótipos instalados em postos no Rio Grande do Sul. Com 2,60m de altura e 2,40m de largura, as cabines contam com cama e são climatizadas. A reserva é feita pelo próprio aplicativo da SleepBoll e cada hora de uso custa R$ 12. Mas o valor não é pago pelo caminhoneiro – e sim pela transportadora que o contrata.
“A nossa presença num ecossistema de inovação público e colaborativo como o poa.hub foi determinante para materializar essa propostaâ€, destaca Luciano Paixão. Após a validação do modelo de negócio, a empresa pretende ampliar a ideia das cabines para outras áreas de atuação, como aeroportos, rodoviárias e grandes eventos.
Leia mais sobre a programação do Maio Amarelo no link www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.phpÂ
Â
Â
TaÃs Dimer Dihl