Direitos do Consumidor

Mais de 100 quilos de produtos vencidos são inutilizados

14/01/2020 19:01
Luciano Lanes / PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Procon e Vigilância Sanitária realizam fiscalização em supermercados
Mais de 100 quilos de produtos vencidos foram inutilizados após uma ação conjunta do Procon, Vigilância Sanitária Municipal de Porto Alegre e Estadual. Foram realizadas operações entre segunda e terça-feira, 13 e 14, em dois estabelecimentos da Zona Norte, após denúncias.

No supermercado Dia%, localizado na avenida Saturnino de Brito, número 791, foram identificados 22 pacotes de pão, nove pacotes de paçoca caseira e 16 barras de manteiga com prazo de validade expirado. Os produtos foram recolhidos e inutilizados.

Já no Minimercado Maffei, situado na avenida Bento Gonçalves, número 551, foram encontrados cerca de 45 produtos vencidos. O Procon lavrou auto de infração. Salgados, doces e recheios acondicionados de forma irregular foram inutilizados. A Vigilância Sanitária interditou cautelarmente a cozinha do estabelecimento devido às más condições de higiene. Na prática, significa que o local somente poderá abrir a área de produção após reforma e limpeza geral, bem como garantir a emissão de laudo de profissional relativo à regularização da fiação elétrica.

A diretora executiva do Procon, Fernanda Borges, explica que a fiscalização foi realizada após denúncias da comunidade que frequenta os comércios. “As ações de caráter educativo são uma resposta aos consumidores que repetidas vezes se depararam com produtos vencidos nas prateleiras, um risco à saúde”, ressalta Fernanda.

  

 

Juliane Soska

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes