Marchezan abre a 239ª Feira do Peixe no Largo Glênio Peres

16/04/2019 16:20
Eduardo Beleske/PMPA
EXECUTIVO
Peixe na taquara é uma das atrações do evento
O prefeito Nelson Marchezan Júnior abriu na tarde desta terça-feira, 16, o primeiro dia da tradicional Feira do Peixe de Porto Alegre, que está em sua 239ª edição. As vendas seguem até sexta-feira, 19, no Largo Glênio Peres. Acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, e do presidente da Colônia de Pescadores Z5, Gilmar Iegle Coelho, Marchezan conversou com vendedores e consumidores.

“Este é um dos eventos de vendas mais antigo de Porto Alegre e a expectativa este ano é ultrapassar a comercialização do ano passado, que ficou em torno de 402 toneladas de pescado”, afirma o prefeito. A Feira do Peixe teve sua primeira edição oito anos após a fundação da cidade, em 1772. Hoje, mobiliza diretamente mais de 250 famílias de pescadores.

O espaço montado no Largo Glênio Peres tem aproximadamente 2,5 mil metros quadrados, com 51 bancas de pescado, quatro bancas de entidades representativas do setor, uma com peixes vivos e quatro com artigos de alimentação - como peixe assado na taquara, bolinhos e espetinhos de peixe. Além da feira no Centro Histórico, ocorrem a 17ª Feira do Peixe da Restinga e a 8ª Feira do Peixe do Extremo Sul, em Belém Novo.

Desde 2017, a feira é promovida sem recursos públicos. Todo o valor do evento é custeado pelos feirantes da Colônia Z5 de Pescadores e da Associação de Pescadores (Appesul), além de atacadistas e expositores. As três mostras realizadas paralelamente têm apoio institucional da Divisão de Fomento Agropecuário da Coordenadoria de Promoção Econômica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
 
Serviço:
 
239ª Feira do Peixe de Porto Alegre

Dia: 16 a 19 de abril
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Largo Glênio Peres
 
17ª Feira do Peixe Restinga
Dia: 17 a 19 de abril
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Esplanada da Restinga
 
8ª Feira do Peixe do Extremo Sul - Belém Novo

Dia: 17 a 19 de abril
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Praça Inácio Antônio da Silva

 

Lissandra Mendonça

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes