Mercado Público recebe Feira do Gibi há 15 anos

06/10/2018 08:53
Ricardo Stricher / Arquivo PMPA
COMUNICAÇÃO
Edição de outubro ocorre neste sábado, 6, das 8h às 17h, no térreo do Mercado Público

A Feira do Gibi reúne mensalmente curiosos e aficionados por gibis antigos na Capital. A edição de outubro ocorre neste sábado, 6, das 8h às 17h, no andar térreo do Mercado Público (ao lado da escada rolante). A exposição contará com seis bancas de expositores\colecionadores, que disponibilizam ao público edições nacionais e importadas, peças raras e lançamentos, com os preços praticados a partir de R$ 1,00. Nesta edição a mostra contará ainda com dois convidados especiais: o cartunista Santiago, que estará distribuindo autógrafos, e o clube do Faroeste de Porto Alegre (um grupo de colecionadores de diversos objetos relacionados ao Faroeste). 

De acordo com a organização da feira, o público terá a oportunidade de conhecer preciosidades a partir da década de 1950, além de contar, entre seus expositores, com alguns dos maiores detentores de conhecimento sobre as HQs. “Vejo como uma feira que atrai diversos públicos e promove o puro entretenimento, em que resgata o lado lúdico das pessoas. A Feira de Gibi já faz parte da história do Mercado Público”, declara o coordenador do Mercado Público, João Manoel de Assunção.

A feira ocorre no 1º sábado de cada mês. No ano de 2005 foi oficializada (embora já existisse desde 2003). O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio da Diretoria de Promoção Econômica. As próximas edições deste ano serão em 3 de novembro e 1º de dezembro. 

Cartunista Santiago - Batizado como Neltair Rebés Abreu, ainda na época da faculdade ganhou o apelido por ser natural de Santiago, e acabou adotando-o como "nome de guerra". O consagrado cartunista já recebeu cinco prêmios no Concurso Anual de Cartuns do jornal japonês Yomiuri Shimbun, um deles, em 1989, o cobiçado Grand Prix. Ganhou dez vezes o prêmio ARI da Associação Riograndense de Imprensa para a melhor charge editorial. No Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi premiado cinco vezes, até ser escolhido "presidente de honra", em 1991. Em 1988 a agência de notícias Sofia Press, da Bulgária, lhe concedeu o primeiro lugar no concurso pacifista Guerra a Guerra. Recebeu ainda alguns troféus em salões do Canadá, Alemanha e Turquia e também recebeu vários prêmios por charges publicadas no Extra Classe.    

Andrea Brasil