Operação integrada apreende 3,5 toneladas de peixe

11/09/2019 15:16
Ricardo Giusti/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Carga de conteúdo sem procedência foi retida no entorno do Mercado Público na manhã desta quarta-feira

Em uma operação integrada, agentes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e da Delegacia do Consumidor (Decon) apreenderam 3,5 toneladas de peixe sem procedência na manhã desta quarta-feira, 11. A carga foi retida no entorno do Mercado Público a partir da fiscalização de um caminhão vindo de Rio Grande.

Os agentes constataram que parte dos peixes contidos no veículo estava sem certificado sanitário (para o produto fresco) e que havia peixes congelados sem a rotulagem devida, configurando alimentos sem procedência sanitária – o que indica riscos à saúde do consumidor. Por isso, a carga foi considerada imprópria para consumo humano.

Cerca de 800 quilos foram doados à Fundação Zoobotânica, que utiliza esse tipo de produto na alimentação de animais do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul. Já o restante foi levado para processamento em uma fábrica de ração animal. Além desse caminhão, foram vistoriados mais dois veículos, um oriundo de São Lourenço do Sul e outro de Itajaí (SC)  – estes, sem irregularidades. Organizada de forma sigilosa, a operação envolveu um total de 13 profissionais, sendo seis da Decon, quatro do SIM e três da Vigilância Sanitária.

  

 

Andreas Müller

Rui Felten