Porto Alegre encerra outubro com nova alta na geração de empregos

22/11/2019 18:44
Luciano Lanes/Arquivo PMPA
COMUNICAÇÃO
Segmentos que mais criaram postos de trabalho foram o Comércio e a Agropecuária

Porto Alegre fechou outubro com 122 novos empregos criados. No total, as empresas instaladas na cidade geraram 18.446 novos postos de trabalho, mas eliminaram 18.324. O saldo, embora modesto, aponta para a consolidação de uma retomada: é a segunda vez consecutiva que a Capital encerra o mês de outubro com aumento na oferta de empregos. Antes, entre 2014 e 2017, o saldo do mês vinha sendo sempre negativo.

Desta vez, os segmentos que mais criaram postos de trabalho foram o Comércio, com 220 novas vagas, e a Agropecuária, com 47. Já a Indústria da Transformação e a Construção Civil lideraram o ranking de demissões, com 105 e 47 vagas fechadas, respectivamente.

Para novembro, no entanto, a perspectiva é de um aumento mais expressivo na criação de empregos em Porto Alegre. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, a tendência histórica aponta para a criação de algo entre 900 e 1.200 postos de trabalho. “Com a proximidade das festas de final de ano, grande parte dessas vagas deverá se concentrar no comércio varejista e, em segundo lugar, no setor de serviços”, aponta Cidade.

 

Andreas Müller

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes