Porto Alegre preparada para jogo Uruguai x Japão no feriado

20/06/2019 08:31
Cesar Lopes / PMPA
Desenvolvimento Econômico
Segunda partida na Capital acontece nesta quinta-feira, na Arena do Grêmio

A Capital gaúcha está mobilizada para receber, nesta quinta-feira, 20, às 20h, feriado de Corpus Christi, o jogo entre Uruguai e Japão, válido pelo grupo C da Copa América. Com previsão maior de público, o encontro entre uruguaios e japoneses marca a segunda partida na Arena do Grêmio pela competição. Para ser uma das cidades-sedes, Porto Alegre concentrou esforços de segurança, de estrutura e de mobilidade para receber torcedores, turistas e delegações. 

Quatro horas antes da partida, começam as alterações e desvios do trânsito para o evento. Três horas antes, inicia-se a operação de linhas especiais para levar os torcedores até o estádio. Serão quatro linhas especiais, com saída em diferentes locais da cidade: Largo Glênio Peres, Terminal Peri Machado (rua Peri Machado), Shopping Iguatemi (rua Antônio Carlos Berta) e Shopping Praia de Belas (rua Cecília Meirelles). Uma hora antes do término dos jogos será implementado sentido único na avenida AJ Renner, sentido bairro-Centro, até a avenida Amynthas Jacques de Moraes. Veja aqui ações e mapas.

Para essa partida, a expectativa é de um forte aumento na movimentação de torcedores e aficionados por futebol. Os hostels da cidade estão com lotação esgotada. Já a rede hoteleira sinaliza uma média de 90% de ocupação, conforme estimativa do Sindicato dos Hotéis de Porto Alegre (SHPOA). “Nesse contexto, é razoável supor que a maior ocupação está diretamente ligada à realização da partida na Capital, em mais uma demonstração do impacto positivo que a Copa América exerce sobre a economia municipal”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade. 

Além dos hostels e hotéis, Porto Alegre oferece também a possibilidade de acampamento para os torcedores que desejam acompanhar os jogos da Copa América. O Parque da Harmonia foi especialmente preparado para receber os viajantes que pretendem armar tendas ou barracas, e até mesmo para estacionar trailers e motorhomes. 

De acordo com o Consulado Geral do Uruguai, a previsão é de que 20 mil uruguaios venham à capital. Pelo lado oriental, conforme informações do Consulado do Japão, cerca de 1,5 mil japoneses (entre eles, 60 jornalistas) devem vir à Arena do Grêmio. Em torno de 5 mil descendentes daquele país residem no Estado.

Educação - Alunos de cinco escolas municipais foram contemplados no sorteio de ingressos para o jogo. No total, 31 escolas públicas (estaduais e municipais) foram sorteadas. Cada instituição receberá 28 ingressos numerados, sendo 24 para alunos e quatro para os responsáveis pelo acompanhamento, escolhidos pela unidade de ensino. Integrantes de associações esportivas também participaram do sorteio. 

As escolas municipais beneficiadas foram a Emef Rincão (bairro Belém Velho), Emef Neusa Goulart Brizola (Cavalhada), Emef Lidovino Fanton (bairro Restinga), Emeb Drº Liberato Salzano Vieira da Cunha (Sarandi) e Emei Ilha da Pintada (Arquipélago). 

Segurança - Com o objetivo de proporcionar maior segurança à população, a Guarda Municipal atuará no patrulhamento preventivo do Centro Histórico, Orla do Guaíba, Linha Turismo e Parque Farroupilha, reforçando as guarnições de área e de fiscalização destes locais. Equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) trabalhará integrada com as demais forças de segurança para apoiar ações de fiscalização e policiamento no entorno da Arena. 

Batedores acompanham a escolta das delegações e, em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os agentes de segurança municipais monitoram as torcidas na chegada ao estádio. A Guarda Municipal também apoia os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE) na fiscalização do comércio ilegal. Além disso, o monitoramento de diversos locais da cidade é feito por câmeras e acompanhado no Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic).

Centro de InformaçõesTurísticas - Com operação reforçada para Copa América até o dia 4 de julho, os Centro de InformaçõesTurísticas (CITs) funcionam todos os dias da semana. Já o CIT Móvel Arena prestará atendimento nos dias de jogos, iniciando três horas antes de cada partida. O atendimento será feito em português, espanhol e inglês, por orientadores turísticos e recepcionistas bilíngues. Saiba mais

Linha Turismo - Em clima de Copa América, a Prefeitura de Porto Alegre lançou um roteiro especial do Linha Turismo para quem deseja conhecer a cidade e transitar em torno da Arena do Grêmio. O Tour Copa América está disponível até o dia 30 de junho (de quarta-feira a domingo, exceto em dias de jogos), passando por atrativos relacionados à história do futebol e com uma parada especial no estádio do Grêmio. O bilhete custa R$ 30 e saída ocorre às 10h da Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa. Saiba mais

ObservaPOA - A Prefeitura disponibiliza à população um canal de informações sobre a Copa América. Desenvolvido pelo Observatório da Cidade de Porto Alegre - ObservaPOA e o Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic), a plataforma traz dados sobre os serviços municipais, como segurança, saúde e mobilidade urbana, entre outros. Acesse aqui


 

 

 

 

 

 

Gonçalo Valduga

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes