Prefeitura doa 1,2 tonelada de frutas e verduras para entidades assistenciais

03/08/2020 14:04
Alex Rocha/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
​Mantimentos foram recolhidos durante ação contra comércio ambulante ilegal ​

A prefeitura doou 1,2 tonelada de frutas e verduras apreendida em ação contra o comércio ambulante ilegal na última sexta-feira, 31 de julho. A entrega foi realizada nesta segunda-feira, 3, na sede de duas instituições assistenciais, a Fundação O Pão dos Pobres Santo Antônio e a Associação Beneficente Amurt-Amurtel. Entre os mantimentos apreendidos estão laranjas, bergamotas, mamões, pepinos e outros.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leonardo Hoff, a destinação dos alimentos comercializados irregularmente é um gesto nobre neste momento difícil e ajuda as entidades que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade. “Além de combater o comércio irregular, direcionamos os mantimentos em condições de consumo, transformando uma ação de fiscalização em solidariedade. São alimentos de rico valor nutritivo e essenciais para contribuir com o trabalho das entidades”, destaca.

Nos últimos 20 dias, as operações da prefeitura tiraram 3,6 toneladas de alimentos comercializados de forma irregular das ruas. Após inspeção sanitária, que verificou estarem próprios para consumo, foram direcionados às instituições indicadas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

“Muito importante a articulação do Executivo Municipal. Resolvemos a destinação dos hortifrutigranjeiros de forma ágil e eficiente. Conseguimos atender o acolhimento de crianças  e adolescentes no Pão dos Pobres, além de famílias em situação de vulnerabilidade da Restinga, com o trabalho da Associação Beneficente Amurt-Amurtel”, explica a presidente da Fasc, Vera Ponzio.

A ação contra o comércio ambulante irregular integra as atividades do Escritório de Fiscalização. Fazem parte do órgão agentes da Diretoria de Fiscalização - SMDE, Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).

Leia mais:

Fiscalização apreende 4 mil produtos e 1,2 tonelada de alimentos vendidos irregularmente

 

Juliane Soska

Taís Dimer Dihl