Prefeitura faz fiscalização preventiva para Saint Patrick’s Day

07/03/2020 09:06
Eduardo Beleske/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Objetivo da ação é garantir tranquilidade e ordem nos locais mais procurados

Porto Alegre está prestes a receber uma série de eventos alusivos ao Dia de São Patrício – também conhecido como Saint Patrick’s Day. E a Prefeitura está mobilizada para garantir que os festejos transcorram de forma organizada e dentro dos limites da lei. Pensando nisso, as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) realizaram, na noite dessa sexta-feira, 6, uma operação preventiva em um dos locais mais procurados durante os festejos: a rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento. 

Durante a ação, os agentes de fiscalização de atividades Ambulantes e Localizadas percorreram a rua para se certificar de que todos os estabelecimentos estão em dia com o alvará, oferecendo boas condições de atendimento aos consumidores. Segundo o diretor de Fiscalização da SMDE, Denis Carvalho, o objetivo é coibir o comércio ilegal e garantir o cumprimento do horário de funcionamento dos estabelecimentos. “Todos os estabelecimentos estão sendo notificados sobre a importância de encerrar suas atividades dentro do horário determinado em cada alvará, especialmente no dia 17, quando é comemorado o Dia de São Patrício. Além disso, orientamos os proprietários sobre segurança e comercialização dos produtos”, ressalta.

Em Porto Alegre, o Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day) tem sido marcado pela presença de milhares de pessoas vestidas de verde em pubs, restaurantes e eventos de rua licenciados pelo Escritório de Eventos da SMDE. Em 2019, foram licenciados 11 eventos, entre os dias 16 e 17. Para este ano, há 15 solicitações de licença em análise.

“No ano passado, conseguimos garantir que todas as festas transcorressem com tranquilidade e ordem, sem que houvesse prejuízo ao espaço coletivo. Neste ano, temos mais eventos em análise, então é natural que lancemos um olhar cuidadoso para os espaços que deverão receber os adeptos dessa grande festa”, explica o secretário interno de Desenvolvimento Econômico, Leandro Balardin.

Além do bairro Moinhos de Vento, as equipes de Fiscalização permanecerão até o final dos eventos licenciados nos bairros Cidade Baixa, Auxiliadora, Centro Histórico, Petrópolis, Bom Fim, Jardim Europa, Rio Branco, Bela Vista e Moinhos de Vento. A Prefeitura também disponibilizará efetivos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Guarda Municipal, visando trazer maior segurança e tranquilidade aos frequentadores e moradores das regiões.

 

 

Andreas Müller

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes