Prefeitura participa da maior feira de turismo do Brasil
A Prefeitura de Porto Alegre participará da 30ª edição da Feira de Turismo de Gramado (Festuris), por meio da Diretoria de Turismo, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O tema deste ano é “Turismo e Negócios sempre viajam juntos”. O evento vai ocorrer de 8 a 11 de novembro, no Serra Park em Gramado (RS). “Estamos programando Porto Alegre para entrar na rota de grandes eventos e do turismo internacional, parceirizados com outras regiões, como a serra gaúcha. A estratégia é oferecer aos visitantes opções diversificadas e complementares, aumentando a atratividade e a competitividade turística da nossa Capital”, destaca o secretário interino da SMDE, Leandro de Lemos.
Além de operadores e agentes de viagem, o Festival de Turismo de Gramado reúne companhias aéreas e de navegação, locadoras, hotéis e empresas prestadoras de serviços ligados ao turismo e muitos órgãos oficiais de turismo do Brasil e do exterior. “Especialmente este ano nosso estande será junto ao salão internacional, com um dos intuitos de fazermos contatos necessários para podermos induzir o fluxo de turistas, dos países vizinhos, pela proximidade da Copa América, que vamos sediar anoque vem na Capital. Estamos imbuídos de levar muitas informações dos atrativos turísticos de Porto Alegre para potencializar a economia”, expõe o diretor de Turismo de Porto Alegre, Roberto Snel.
A Diretoria de Turismo aproveitará a grande circulação de profissionais do setor e de público em geral para promover Porto Alegre como destino turístico de lazer, já que a cidade é consolidada como turismo de negócios. No estande de 28 metros quadrados, a identidade visual destaca a revitalização da Orla do Guaíba como atrativo turístico. Nessa edição, além da diretoria de Turismo, representantes do Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Caminhos Rurais, Cervejarias Artesanais e Agências de Receptivo, também estarão presentes no espaço, divulgando produtos e serviços turísticos. O objetivo é promover o destino de forma conjunta propondo um novo olhar sobre a cidade de Porto Alegre, como um dos principais polos do turismo no país.
Festuris – A Feira Internacional de Turismo (Festuris) é reconhecida como um dos grandes encontros para promoção e comercialização de destinos e produtos turísticos. Em 2017, o festival movimentou R$ 280 milhões e a expectativa dos organizadores é que a edição de 2018 supere estes números em 10%. Outro número importante é o impacto para a região da hortênsias: foram R$ 18 milhões injetados em quatro dias na economia local. Foram mais de 2 mil marcas do Brasil e de 60 destinos internacionais presentes em uma área de 22 mil metros quadrados. É considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina.
Nesta edição a feira estará dividida nos seguintes espaços: LGBT, Luxury, Festuris Gastronomia, Cultural e Religioso, Entretenimento, Inovação e Tecnologia, MICE Corporativo, Business, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta). Serão 2 mil marcas expostas em mais de 400 estandes, um público estimado em mais de 10 mil profissionais vindos de todos os continentes. Esta segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes.
Andrea Brasil