Procon divulga orientações sobre a portabilidade de empréstimo
O Procon Porto Alegre recebe semanalmente dúvidas enviadas pelos consumidores em sua página do Facebook, na qual responde perguntas que são dirigidas ao órgão. Nesta semana, a coluna #proconpoaresponde recebeu o contato da consumidora Paula Girelli, que fez a seguinte pergunta: “Se eu possuo empréstimo em uma instituição financeira, posso fazer portabilidade para outra que me ofereceu melhor condições de pagamento?”.
O Procon da Capital esclarece que a instituição financeira na qual o consumidor já tem o empréstimo contratado é obrigada a acatar seu pedido de portabilidade para outra instituição. Em caso de negativa, ele deverá procurar a instituição ofertante do crédito para saber os motivos da não autorização da portabilidade.
A Coordenadora de Relações Institucionais do Procon, Raquel Mambrin, destaca a importância de o consumidor saber seus direitos e evidenciar quando uma instituição está atuando abusivamente ou não. Ainda, ressalta que quaisquer sugestões para a coluna semanal podem ser enviadas via inbox na página do facebook ou então pelo twitter, bem como outras perguntas para que possamos elucidar.
Reclamações - Moradores de Porto Alegre podem registrar queixas pelo site, Facebook ou também pelo Twitter do Procon. Presencialmente, na sede da rua dos Andradas, 686, Centro Histórico. São distribuídas diariamente 90 fichas de atendimento, das 9h às 17h. O Procon Municipal também disponibiliza para a população uma loja no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
Denise Righi