Procon Porto Alegre realiza balanço da Black Friday 2018
O Procon Porto Alegre, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), realizou a fiscalização em mais de 200 estabelecimentos, entre as lojas do centro da cidade e os shoppings Iguatemi, Barra Sul e Praia de Belas, em razão da Operação Black Friday da última sexta-feira, 23. Nos locais, os fiscais observavam se a loja estava praticando propaganda enganosa, além de alertarem os lojistas sobre precificação de produtos. A Black Friday deste ano teve alta no consumo de 23% em relação ao do ano de 2017, de acordo com a empresa Ebit-Nielsen, especializada em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro.
Não foram identificadas reclamações quanto aos preços durante a ação. Contudo, os fiscais apontaram que algumas lojas não se prepararam adequadamente para receber o volume extraordinário de consumidores, o que gerou alguns transtornos, como extensas filas nos caixas para pagamento. Essas lojas serão orientadas a melhorar o atendimento para o próximo ano. Já nas vendas on-line foram constatados alguns casos pontuais de “maquiagem de preçosâ€, ou seja, a divulgação de preço promocional que já estava sendo praticado anteriormente. Essas lojas serão notificadas para prestarem esclarecimentos e poderão sofrer autuação.Â
“De modo geral, em Porto Alegre a Black Friday não teve maiores intercorrências, não gerando até o presente momento alta no número de reclamações registradas no órgão. Se caso o consumidor detecte que a publicidade foi enganosa, poderá denunciar ao Procon", explica a diretora executiva do Procon POA, Fernanda Borges."Vale lembrar que as promoções em alguns estabelecimentos ainda estão ocorrendo, e o consumidor que encontrar alguma irregularidade ou precisar de orientações pode procurar nossos canaisâ€, completa.
Sobre o não cumprimento da oferta, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que, independentemente da forma ou do meio de comunicação utilizado, as informações das ofertas e dos anúncios publicitários de produtos e serviços devem ser claras, corretas e precisas. Também diz o CDC que a publicidade promovida nos meios de comunicação obriga o fornecedor ao cumprimento da oferta divulgada.
Reclamações - O atendimento do Procon Porto Alegre é exclusivo para residentes no municÃpio, que podem registrar reclamações pelo site ou pessoalmente, na rua dos Andradas, 686, Centro Histórico. São distribuÃdas diariamente 90 fichas de atendimento, das 9h à s 17h, os consumidores são atendidos por ordem de chegada, bem como 11 fichas de agendamento prévio realizadas pelo site. Visite a página do Procon no facebook e do twitter. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).
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Gilmar Martins