Secretaria estimula comércio indígena na Capital
A 2ª edição do seminário Comércio e Turismo Indígena em Porto Alegre será realizado nesta quarta-feira, 12, a partir das 13h30, na sede da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa. A iniciativa é da Diretoria de Promoção Econômica da SMDE.
O seminário busca fortalecer e expandir o comércio indígena na Capital. A 1ª edição ocorreu em 30 de agosto e, até o fim do ano, serão realizados mais quatro eventos. Participam representantes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Centro de Pesquisa e Inovação, além de líderes indígenas dos Kaingang, Guarani e Charrua, indígenas das áreas de Saúde e Direitos Humanos e membros da Fundação Nacional do Índio (Funai). O seminário não é aberto ao público.
Na 1ª edição, foram estabelecidos os temas a serem abordados nos próximos seminários: programa de capacitação, valorização da cultura e locais para a comercialização do artesanato indígena. O diretor da Promoção Econômica, Luis Antônio Steglich, afirma que projetos como esse estimulam o desenvolvimento econômico da Capital e trará efetivos resultados. “É um processo de troca de experiências culturais, onde vamos aprender mais sobre os seus costumes, gerar renda e incentivar o turismo indígena na cidade”, comenta o Steglich.
O titular da Coordenadoria dos Povos Indígenas, Guilherme Fuhr, destaca que o seminário busca melhorar e adequar os espaços públicos para a comercialização dos produtos indígenas. “Não temos como falar dos povos indígenas sem a presença deles. Esse contato direto que estamos tendo é fundamental para sabermos a função e a experiência que cada um carrega. O projeto oferecerá benefício e ampliação na economia de Porto Alegre”, explica Fuhr.
Andrea Brasil