Turismo gera arrecadação de R$ 27 milhões em tributos municipais

01/10/2019 19:07
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Dados do Boletim Estatístico revelam crescimento das atividades do setor em 2018

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 1º, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) realizou a entrega oficial da mais recente edição do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre. Também conhecido como Bemtur, o documento compila os principais indicadores do setor turístico na Capital durante o ano de 2018, servindo de referência para o desenvolvimento de políticas públicas e também para a atuação dos empreendedores. Na ocasião, o Boletim foi entregue aos representantes do Conselho Municipal do Turismo, que reúne as principais entidades do trade em Porto Alegre, além de integrantes do poder público.

Conforme o Bemtur, o setor turístico gerou uma arrecadação de cerca de R$ 27,2 milhões em tributos municipais em 2018. O valor é oriundo de três importantes atividades desse mercado: hospedagem (61,6% do total), agências de viagens (31,5%) e planejamento e organização de eventos (6,9%). Destas, a que mais cresceu em arrecadação foi a de hospedagem, com um avanço de 6,7% na comparação com o total de 2017. “Os dados confirmam que o turismo é, de fato, um dos grandes impulsionadores do crescimento econômico, e por consequência da arrecadação pública. No mundo todo, cada vez mais o turismo se consolida como meio de desenvolvimento sustentável da economia, e Porto Alegre não pode fugir desta tendência”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade.

O Bemtur também confirma que os brasileiros são os grandes responsáveis por movimentar o turismo em Porto Alegre. Ao todo, os turistas oriundos de outros Estados do país, bem como do interior do Rio Grande do Sul, representaram 90,6% dos atendimentos registrados nos Centros de Informação Turística (CITs) em 2018. Os 9,4% restantes foram de estrangeiros, com predominância de argentinos (14,8% dos atendimentos a estrangeiros) e uruguaios (14,0%). 

Segundo o diretor de Turismo e Eventos da SMDE, Leandro Balardin, o Bemtur também serve como referência sobre o desempenho de outras atividades ligadas ao turismo, tais como o city tour do Linha Turismo e os barcos que oferecem passeios no lago Guaíba. Somente em 2018, mais de 99,2 mil passageiros estiveram em uma das embarcações habilitadas para o turismo náutico em Porto Alegre. “Monitorar a evolução desses serviços é o primeiro passo para qualificá-los e buscar novas oportunidades para que a Capital aproveite melhor o seu potencial turístico”, explica Balardin.

A íntegra da última edição do Bemtur, com dados referentes ao ano de 2018, pode ser conferida neste link.

tabela

  

 

Andreas Muller

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes