Aumenta procura pelo programa Mais Crédito Juro Zero após novo decreto

01/09/2022 14:17

Ivan Amadeu, 45 anos, barbeiro, conseguirá tirar do papel o sonho de investir no próprio negócio. O profissional foi o primeiro contrato Juro Zero assinado pelo Banco do Empreendedor na última semana, dando início às operações da instituição catarinense em Porto Alegre nesta modalidade. O empréstimo é resultado do novo decreto do programa municipal Mais Crédito Juro Zero, que flexibilizou os critérios para retirada do dinheiro. Desde que foram feitas as alterações, as buscas pelo microcrédito dobraram. 

De acordo com a equipe de microcrédito da Sala do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), em duas semanas, foram pelo menos dez solicitações analisadas e encaminhadas para assinatura de contrato nas cinco operadoras de crédito parceiras. “Na medida em que colocamos a lei em prática, vamos percebendo o que funciona na vida real. Foi necessário adaptar a teoria à prática para aumentar a acessibilidade ao programa”, destaca o secretário da SMDET, Vicente Perrone.

O programa da prefeitura da Capital oferece empréstimo aos micro e pequenos empresários com juros custeados pelo município. As alterações do decreto podem alcançar ainda mais pessoas. A principal mudança é a retirada da exigência do registro do empreendedor no Cadastro Único. Foram especificadas também as áreas em que os profissionais devem ter qualificação para que retirem os valores referentes à segunda fase do programa.

Outras alterações: inclusão da necessidade do empreendedor exercer “atividades produtivas urbanas ou rurais exclusivamente nos limites territoriais do município de Porto Alegre”; possibilidade do empreendedor ser Microempreendedor Individual (MEI); declaração de uso do crédito para investimento no próprio negócio.

Para tirar dúvidas, é possível acessar o site ou ir presencialmente na Sala do Empreendedor - avenida Júlio de Castilhos, 120, Centro Histórico.

Manoela Tomasi

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes