Central de Atendimento Funerário de Porto Alegre passa a funcionar em novo endereço

14/12/2021 08:41

A partir desta terça-feira, 14, a Central de Atendimento Funerário (CAF) estará prestando atendimento à população em seu novo endereço. O serviço deixa a antiga sede na rua Santana e passa a funcionar na rua Botafogo, 1287, no bairro Menino Deus. O atendimento ao público estará disponível partir das 12h desta terça. 

"O modelo de parceria público-privada implantado na Central de Regulação de Obitos Porto Alegre é referência para outras cidades. Parabenizo a todos que fazem parte desse sistema, fazendo uma governança resolutiva que permite importantes entregas para as pessoas e para a cidade" - Prefeito Sebastião Melo. 

O novo espaço conta com instalações amplas, mobiliário novo e ambiente climatizado. No local, também funcionará a Central dos Cartórios para Registro de Óbitos – com atendimento 24 horas –, a Associação das Empresas Funerárias de Porto Alegre (Aefpoa) e o Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul (Sesf-RS).

Cabe à SMDET a fiscalização do cumprimento da legislação dos serviços funerários, além do recebimento de denúncias, autorização de concessão ou renovação de alvará de localização e a análise sobre a necessidade de aumento de empresas funerárias no município de acordo com as demandas da Central.

Sobre a CAF - Gerida pelas funerárias da Capital, a CAF funciona 24 horas e tem a função de proceder os trâmites legais de liberação para sepultamentos e cremações em Porto Alegre, translados de corpos a outros municípios e demais procedimentos. Também é responsável pela realização do sepultamento gratuito de pessoas em situação de vulnerabilidade social. De janeiro a novembro deste ano, a CAF fez mais de 20 mil liberações. No sepultamento gratuito, foram mais de 900 famílias carentes atendidas.

Thaísa Rossa

Andrea Brasil