Churrasco, webséries e parcerias para Porto Alegre marcam o 34º Festuris Gramado

07/11/2022 17:13
Cesar Lopes / PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Mais de 12 mil pessoas circularam pelos pavilhões do festival

A Prefeitura de Porto Alegre esteve presente no 34º Festuris em Gramado, na Serra Gaúcha, um dos maiores eventos de turismo da América Latina. Dos dias 3 a 6 de novembro, mais de 12 mil pessoas circularam pelos pavilhões. O estande do município apresentou o projeto Porto Alegre, Capital Mundial do Churrasco, lançou quatro webséries sobre a cidade, além da nova marca escolhida por votação popular: “Porto Alegre pra se Encontrar”.

O 34º Festuris foi considerado o maior e melhor de todas as edições, de acordo com a organização do evento. Ele registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% comparado com 2019, mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais. Para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o evento aproximou ainda mais a Capital de agências e operadoras, além de outros expositores, como redes de hotéis e linhas aéreas. Um dos anúncios feitos no evento foi da Copa Airlines que terá voo diário de Porto Alegre para o Panamá ainda em novembro.

Para 2023, a prefeitura planeja ações promocionais junto às operadoras, como a CVC. “O papel da prefeitura é mostrar nossos atrativos e construir um caminho para abrir portas. O turismo faz parte do desenvolvimento econômico da cidade e, por isso, tem extrema relevância para os porto-alegrenses”, afirmou o secretário adjunto da SMDET, Douglas Martello. Ocorreu também uma rodada de negócios entre agências de Porto Alegre e do Uruguai. O 35º Festuris em 2023 acontecerá de 9 a 12 de novembro.

Estande em parceria - Durante o evento, o estande de Porto Alegre contou com diversas parcerias para oportunizar experiências aos visitantes. O Museu de Ciências e Tecnologia da Pucrs levou um acervo de réplicas da era dos dinossauros, com interação através de QR Code. A Abrasel ofereceu o drink Gauderia, bebida de Porto Alegre, feita pelo profissional Álvaro Cavalheiro. O Sindha, em parcerias com restaurantes, disponibilizou cucas e sagu para os visitantes. O Convention Bureau forneceu o drink Sangria e brindes através dos associados. O Viva Mais Poa, grupo que oferece passeios turísticos na Capital, também esteve presente contando histórias da cidade e fazendo games para animar o público.

 

Manoela Tomasi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes