Comitê de Desenvolvimento Econômico promoverá o empreendedorismo na Capital

29/09/2021 17:34
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo destacou a importância do órgão para o crescimento da cidade

O prefeito Sebastião Melo assinou nesta quarta-feira, 29, o decreto que institui o Comitê Municipal de Desenvolvimento Econômico. Formado pela parceria da gestão municipal com a sociedade civil, o órgão fará o assessoramento da prefeitura na formulação e na execução da política de crescimento do empreendedorismo em Porto Alegre. A assinatura ocorreu no Instituto Caldeira, sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). (fotos)

‘‘Sempre digo que temos uma missão aqui na prefeitura: ser um governo facilitador, mas com muita responsabilidade. Não podemos atrapalhar a vida do empreendedor. Precisamos cuidar do presente para termos um futuro melhor" - Prefeito Sebastião Melo.

​O trabalho do comitê terá como atribuições a responsabilidade pela criação de políticas públicas de promoção para o desenvolvimento econômico da cidade; pela criação de estratégias de articulações com órgãos federais, estaduais, municipais e organizações não governamentais que possuem o mesmo objetivo; pronunciar-se sobre planos, projetos e ações sobre a temática; editar, consolidar ou alterar a legislação relativa ao desenvolvimento e ao crescimento econômico; e analisar os indicadores do município.

‘‘Trabalhamos para tornar Porto Alegre a melhor cidade para empreender do Brasil. Isso vai gerar emprego e renda aos porto-alegrenses. E o método é o diálogo e a escuta para que, assim, tomemos as medidas necessárias’’, declarou o vice-prefeito Ricardo Gomes.

​O comitê será presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, que coordenará os trabalhos e apontará os representantes da sociedade civil por portaria. "O comitê terá um olhar para todo o ambiente de negócios de Porto Alegre. Nas primeiras reuniões iremos fazer um diagnóstico do cenário e desafios da economia para depois traçarmos um plano de ação. Tenho certeza que este espaço de diálogo e troca de informações com a sociedade será de extrema importância para o futuro da nossa cidade’’, conclui o secretário.

​Além do prefeito, do vice e do secretário Lorenzoni, integram o comitê participantes da sociedade civil ligados a 50 entidades que representam as mais diversas atividades econômicas, desde o varejo e indústria ao setor de serviços.

Panorama - Porto Alegre tem hoje 109.668 microempreendedores individuais e outras 129.715 empresas registradas, totalizando 239.383 empresas ativas. De acordo com os dados da Endeavour, de indicadores de competitividade, a Capital encontra-se na 9ª posição na classificação geral de Cidades Empreendedoras do Brasil.

Portal - Durante o evento também foi apresentada a página DesenvolvePOA, em que todos os programas e iniciativas da prefeitura voltadas ao desenvolvimento econômico estão disponíveis de forma rápida e simples ao cidadão. O portal, que ainda está em fase de aperfeiçoamento, foi criado por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria de Comunicação e Procempa.

“A inovação também passa por entregas simples e que não requerem complexidade tecnológica. Muitas vezes está na forma de entregar o serviço ao consumidor final. No caso do DesenvolvePOA, o time técnico da Procempa disponibilizou o site com os conteúdos que trarão impacto positivo ao cidadão”, explicou a diretora técnica da Procempa, Débora Roesler.

 

Thaísa Rossa

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes