Dia do Feirante: Porto Alegre conta com 52 feiras de hortifruti e produções locais
Nesta quinta-feira, 25 de agosto, é comemorado o Dia do Feirante, data que presta homenagem à primeira feira livre que ocorreu em São Paulo, em 1914. Em Porto Alegre, existem 52 feiras, classificadas como Modelo (35) e Mercadão do Produtor (9), organizadas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), e ainda a Feira Ecológica ou Orgânica (8), da Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV).
Uma das feiras mais antigas da Capital é a do Mercadão do Produtor, que teve seu início em 12 de outubro de 1982, com a montagem da primeira feira, conhecida hoje como Mercadão Praia de Belas, localizada no Largo Zumbi dos Palmares. Em outubro de 1991, a Feira Modelo iniciou os trabalhos, com a montagem no Bom Fim. Com o sucesso e a receptividade do novo modelo de feiras, mais organizado e padronizado, surgiu a necessidade de ampliação para diferentes bairros da cidade.
De acordo com o secretário Vicente Perrone, elas são importantes para geração de renda de produtores locais. “Além disso, levam produtos frescos diretamente para a mesa do porto-alegrense. É a valorização do cultivo, seja da zona urbana ou rural”. Segundo a Unidade de Fomento da SMDET, as feiras do Mercadão e Modelo comercializam cerca de 150 a 200 toneladas por semana. Elas são geridas e fiscalizadas diariamente.
Demanda - A criação de novas feiras surge através de demanda da comunidade, onde necessita um abaixo assinado, uma associação responsável, indicação de local, dia da semana e horário. É aberto um processo administrativo para análise da Unidade de Fomento da SMDET e demais órgãos envolvidos, como Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
A Coordenação de Fomento a Atividades realiza diariamente análise de processos referentes a renovações de alvarás, adequações nas feiras existentes, vistorias para se fazer cumprir as legislações pertinentes, assim como a análise de abertura de novas feiras.
Feiras Modelo de quinta-feira:
Parque dos Maias - 15h30 às 20h30
Av. Bernardino Silveira de Amorim, 3330 (esquina com a Rua dos Maias), bairro Rubem Berta
Jardim Itu - 15h30 às 20h30
Av. Karl Iwers, esquina av. Professora Paula Soares, Jardim Itu
Morro Santana - 15h30 às 20h30
Rua Amadeu Fagundes de Oliveira Freitas, 35 (esquina com a avenida Protásio Alves), Morro Santana
Bom Jesus - 15h30 às 20h30
Rua Dr. Murtinho (entre as ruas São Felipe e São Domingos), Bom Jesus
Humaitá - 15h30 às 20h30
Rua Prof. João Souza Ribeiro, 707 (entre as ruas Eng.º Felício Lemieszek e Bonifácio Nunes), Humaitá
Jardim Ypu - 15h30 às 20h30
Rua Germano Schmarczek (entre as ruas Hugo Livi e Mãe Apolinária Matias Batista), bairro Morro Santana
Menino Deus - 15h30 às 20h30
Praça Israel - Rua Vicente Lopes Santos (entre as ruas Peri Machado e Botafogo), bairro Menino Deus
Feiras do Mercadão do Produtor de quinta-feira:
Jardim Lindoia – das 15h30 às 20h30
Rua Bom Retiro do Sul
Moinhos de Vento - das 15h30 às 20h30
Rua Comendador Caminha, 313 - Largo José Antonio Daudt
Andrea Brasil