Expochurrasco recebe 4 mil pessoas e oficializa selo Porto Alegre Capital Mundial do Churrasco
A Prefeitura de Porto Alegre lançou no sábado, 22, o selo de Capital Mundial do Churrasco na primeira edição da ExpoChurrasco, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia). O evento recebeu cerca de 4 mil pessoas, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).
O prefeito em exercício Ricardo Gomes apresentou o selo, que ficará à disposição de toda a cadeia produtiva do churrasco. “Queremos propagar um título que é nosso. Temos as melhores casas de carnes, assadores, churrascarias, assim como todo o meio: da produção à mesa. Queremos espalhar nossa cultura e, assim, desenvolver a economia e turismo”, afirmou Gomes.
O público presente provou variadas receitas de chefs, que apresentaram cortes de carnes de diversas espécies bovinas, ovinas, suínas, pescado, de aves, bubalinas e até exóticas, como carne de avestruz e de jacaré, distribuídas em 40 estações.
"O evento foi uma consolidação de Porto Alegre como a capital mundial do churrasco para mostrar a nossa cultura vai muito além. Apoiaremos as inciativas que tenham o cunho turístico na cidade", disse a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista.
Porto Alegre é a cidade com o maior número de churrasqueiras por habitante, além de possuir mais de 100 churrascarias regularizadas na cidade, segundo a Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET).
Além da gastronomia, o evento contou com música ao vivo. O público assistiu Luíza Barbosa, Bia Socek e Michel Teló, que encerrou a noite de shows e recebeu a camiseta com o selo oficial da Porto Alegre, Capital Mundial do Churrasco.
Gilmar Martins