Expochurrasco recebe 4 mil pessoas e oficializa selo Porto Alegre Capital Mundial do Churrasco

23/04/2023 15:40
Luan Furtado / PMPA
Executivo
P√ļblico provou receitas de¬†chefs, que ofereceram cortes de carnes de diversas esp√©cies

A Prefeitura de Porto Alegre lan√ßou no¬†s√°bado, 22, o selo de Capital Mundial do Churrasco¬†na primeira edi√ß√£o da ExpoChurrasco, no Parque Maur√≠cio Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia). O evento recebeu cerca de 4 mil pessoas, de acordo com a Federa√ß√£o Brasileira das Associa√ß√Ķes de Criadores de Animais de Ra√ßa (Febrac).

Giulian Serafim / PMPA
Executivo
"Queremos espalhar nossa cultura e, assim, desenvolver a economia e turismo‚ÄĚ, ressaltou Gomes

O prefeito em exerc√≠cio Ricardo Gomes apresentou o selo, que ficar√° √† disposi√ß√£o de toda a cadeia produtiva do churrasco. ‚ÄúQueremos propagar um t√≠tulo que √© nosso. Temos as melhores casas de carnes, assadores, churrascarias, assim como todo o meio: da produ√ß√£o √† mesa. Queremos espalhar nossa cultura e, assim, desenvolver a economia e turismo‚ÄĚ, afirmou Gomes.

O p√ļblico presente provou variadas receitas de¬†chefs, que apresentaram cortes de carnes de diversas esp√©cies bovinas, ovinas, su√≠nas, pescado, de aves, bubalinas e at√© ex√≥ticas, como carne de avestruz e de jacar√©, distribu√≠das em¬†40 esta√ß√Ķes.

"O evento foi uma consolida√ß√£o de Porto Alegre como a capital mundial do churrasco para mostrar a nossa cultura vai muito al√©m. Apoiaremos as inciativas que tenham o cunho tur√≠stico na cidade", disse a secret√°ria municipal de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo, J√ļlia Evangelista.

Reprodução / PMPA
Selo ficará à disposição de todo a cadeia produtiva do churrasco
Selo ficará á disposição de toda a cadeia produtiva do churrasco

Porto Alegre √© a cidade com o maior n√ļmero de churrasqueiras por habitante, al√©m de possuir mais de 100 churrascarias regularizadas na cidade, segundo a Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo (SMDET).¬†

Al√©m da gastronomia, o evento contou com m√ļsica ao vivo. O p√ļblico assistiu Lu√≠za Barbosa, Bia Socek e Michel Tel√≥, que encerrou a noite de shows e recebeu a camiseta com o selo oficial da Porto Alegre, Capital Mundial do Churrasco.

Manoela Tomasi

Gilmar Martins