Parklets são alternativas de convivência do cidadão em Porto Alegre
Cada vez mais vistos nos espaços públicos de Porto Alegre, os parklets são usados para ampliar a convivência do cidadão e requalificar a cidade. Na Capital, já são mais de 90 estruturas montadas nas ruas e cerca de 30 processos para a instalação em andamento. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) é a pasta responsável por autorizar e fiscalizar as estruturas.
Os parklets são extensões temporárias das calçadas, implantadas em locais anteriormente utilizados como estacionamento. Instalados em frente a bares e restaurantes, na maioria dos casos, também contribuem para o desenvolvimento econômico, uma vez que podem ser utilizados pelos clientes.
O processo para a liberação do parklet leva em média 15 dias, e dentro de 30 dias já é possível fazer a instalação. Os bairros Cidade Baixa e Centro Histórico são as regiões que mais concentram os equipamentos. O local é de uso exclusivamente público, ficando proibida a cobrança de taxas, couvert artístico e entradas. “Alternativa para empreendimentos com espaço interno reduzido, o parklet aumenta a capacidade de atendimento do lugar e contribui para o faturamento. Além disso, propõe novos usos dos locais públicos”, explica a secretária Júlia Evangelista Tavares.
A Smdet criou um manual com o passo a passo para a tramitação do pedido no Executivo e para a instalação das estruturas. Acesse neste link. Mais informações podem ser obtidas através do número (51) 3289.4546 ou do e-mail parklets.smdet@@portoalegre.rs.gov.br.
Andrea Brasil