South Summit movimenta rede hoteleira, bares e restaurantes da Capital

01/05/2022 14:38
Luciano Lanes / PMPA
DESENVOLVIMENTO ECON√ĒMICO
Programação especial e atendimento diferenciamento são atrativos para receber visitantes

O South Summit, um dos maiores eventos internacionais de inova√ß√£o e tecnologia, est√° movimentando os setores econ√īmicos¬†da cidade. Ap√≥s dois anos sem grandes eventos¬†devido √† pandemia, as redes hoteleira, de gastronomia e servi√ßos de Porto Alegre retomam suas atividades e apostam em um atendimento diferenciado e qualificado para receber os milhares de visitantes que vir√£o √† Capital nesta semana.¬†

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo (SMDET), a expectativa √© de que o evento - que ocorre de 4 a 6 de maio -¬†impacte diretamente a economia da cidade, tanto para os setores ligados ao turismo, como para empresas e startups locais que podem receber grandes investimentos internacionais.

"Este é um encontro que promove nossas empresas locais, deixa conhecimento em inovação enraizado na Capital e leva consigo o nome da cidade. Teremos lideranças e empresários dispostos a aportarem grandes valores em startups, o que reflete em toda a sociedade, principalmente na retenção de talentos e geração de emprego e renda", afirma o titular da SMDET, Vicente Perrone.

Atendimento diferenciado - Os bares e restaurantes est√£o atentos √† movimenta√ß√£o e apostam no evento internacional como uma forma de ampliar o faturamento e¬†amenizar os preju√≠zos dos √ļltimos anos. Para atrair os turistas, alguns estabelecimentos prepararam a√ß√Ķes espec√≠ficas que atendam aos participantes do South Summit, como promo√ß√Ķes e uma programa√ß√£o especial com m√ļsica para os dias do evento.

Quem participar do South Summit e apresentar a credencial pode ter descontos em alguns locais. Há também produção de copos temáticos do evento, cardápio em inglês e atendimento especializado de profissionais que falam inglês e espanhol para direcionar os turistas.

A presidente da Associa√ß√£o Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Rio Grande do Sul,¬†Maria Fernanda Tartoni, aponta que o momento √© ideal para Porto Alegre receber o¬†South Summit e que os estabelecimentos da cidade est√£o entusiasmados. ‚ÄúUm evento como este, que fomenta o turismo de neg√≥cios e gira em torno da tecnologia e inova√ß√£o, tem grande import√Ęncia para n√≥s. Porto Alegre est√° se estabelecendo como um polo mais tur√≠stico, valorizando seus pontos de destaque, ambiente agrad√°vel, com povo hospitaleiro e uma gastronomia fant√°stica", destaca.

Qualifica√ß√£o¬†- J√° o¬†Sindicato de Hospedagem e Alimenta√ß√£o de Porto Alegre e Regi√£o¬†(Sindha)¬†espera ter um aumento de, pelo menos, 40% nas reservas de hot√©is nesta semana. Alguns deles j√° est√£o praticamente lotados. Aproveitando o South Summit, o Sindha disponibilizou gratuitamente 90 vagas de cursos de qualifica√ß√£o de gar√ßom, camareira, l√≠nguas e atendimento para as equipes do setor hoteleiro e gastron√īmico nos meses de mar√ßo e abril.

‚ÄúO South Summit √© um evento que j√° est√° trazendo uma grande experi√™ncia para o setor do turismo da Capital, impactando diferentes √°reas. O movimento no segmento da hotelaria e gastronomia vai acontecer. A taxa de ocupa√ß√£o hoteleira deve chegar a 90%, motivo de satisfa√ß√£o para o setor. Que seja um excelente momento de progresso para nossa cidade, empresas e sociedade‚ÄĚ, completa¬†o presidente do Sindha, Paulo Geremia.

Porto Alegre pronta para receber o South Summit

Manoela Tomasi