Atividades aproximam a comunidade da Lomba do Pinheiro do complexo Estação Cidadania

22/11/2021 14:02

  

Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Inauguração do local está prevista para o início de 2022

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realiza nesta segunda-feira, 22, no Estação Cidadania Lomba do Pinheiro, sala Cine (Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, parada 12/13), mais uma oficina de mobilização social no entorno do complexo esportivo e cultural.  A partir das 19h, o Sine Municipal, por meio de uma empresa parceira, vai orientar sobre como produzir um currículo, ter boa participação na entrevista de emprego e manter a empregabilidade. 

A inauguração do complexo está prevista para o início de 2022. A secretaria realiza as  mobilizações sociais com o objetivo de aproximar a população e fortalecer o espírito de cidadania através de oficinas educativas na área do trânsito, ambiental e de inclusão. As oficinas contam com a participação das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Cultura e com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

“A mobilização social para o Estação Cidadania é uma ferramenta importante para promover o sentimento de apropriação da comunidade do novo equipamento público visando a potencializar sua gestão”, explica a diretora de Direitos Básicos da SMDS, Andressa Vasconcelos.

A primeira oficina foi realizada pela EPTC no dia 16 deste mês com os estudantes do segundo e terceiro ano da Escola de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro. De forma lúdica, os instrutores explicaram como atravessar na faixa de pedestres em segurança, o significado das placas e as principais regras de trânsito.

O complexo - O Estação Cidadania tem uma área total de 1.197,46 metros quadrados, contempla a construção de dois prédios de atividades, uma pracinha com brinquedos e peças para ginástica, uma pista de skate, uma quadra coberta com marcação para jogos de vôlei e uma pista de caminhada com piso de concreto. O espaço contará também com salas para biblioteca, telecentro, auditório para 60 pessoas, salas multiuso, copa e sanitários.

O local recebeu a instalação de piso tátil, rampas e adaptações visando à acessibilidade universal. A construção é realizada com recursos do governo federal repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pelas obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e pela posterior gestão do equipamento.

Confira  a programação completa das oficinas de mobilização

22/11 – 19h às 20h

Tema: Como realizar um currículo, realizar entrevista de emprego e manter a empregabilidade. 

Oficina realizada por empresa parceira do Sine (Asgard Indústria e Comércio de distribuição de gelos e bebidas)

Local: Estação Cidadania Lomba do Pinheiro, sala Cine (Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, parada 12/13)

23/11 – 14h às 16h

Tema: Violência contra mulher, precisamos falar sobre isso

Coordenadoria da Mulher - orientações sobre violência contra mulher, conhecer a rede de proteção, encaminhamentos, rede de apoio e telefones de emergência, projetos existentes.

Cram – Centro de Referência da Mulher

PLP - Promotoras Legais Populares (PLPs)

Local: Estação Cidadania Lomba do Pinheiro, sala Cine (Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, parada 12/13)

24/11 - 19h às 21h

Tema: Entendendo o conselho tutelar

Direito Familiar: deveres e obrigações dos pais e dos cidadãos. Papel do conselheiro tutelar. Rede de apoio e telefones para denúncias.

Local: Estação Cidadania Lomba do Pinheiro, sala Cine (Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, parada 12/13)

25/11 - 14h às 15h30

Tema: Educação ambiental e inclusiva

Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mobilidade Urbana (Smamus)

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS)

Para estudantes das Escolas Afonso Guerreiro e São Pedro.

Local: Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, parada 12/13

27/11 – 10h

Interpretação da história e lendas da Lomba do Pinheiro

Finalizando com o plantio de um pinheiro.

Secretaria Municipal da Cultura (SMC)

Coordenadoria da Descentralização da Cultura – Camilo de Lelis Furlan

Local: Estrada João de Oliveira Remião, 5.673, parada 12/13

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil