Casa de Passagem para mulheres vítimas de violência será formalizada em setembro

31/08/2022 16:10
Eduarda Alcaraz / SMDS / PMPA
Desenvolvimento Social
Evento reuniu instituições que compõem a rede de proteção à mulher na Capital

Uma casa disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Nesta quarta-feira, 31, o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, anunciou para a primeira semana de setembro a assinatura do contrato para a gestão da Casa de Passagem das Mulheres, um lugar que irá acolher, proteger e encaminhar mulheres para os serviços da rede de proteção às vítimas de violência.

“Teremos uma casa de atendimento transitório. Será uma central de avaliação, de alinhamento com a rede e destinação para o equipamento especializado ou para o retorno à família de origem, conforme for o caso”, explicou Voigt. O anúncio ocorreu durante o encerramento do Agosto Lilás, evento que reuniu as instituições que compõem a rede de proteção à mulher para apresentar os serviços oferecidos.

A coordenadora dos Direitos das Mulheres da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Fernanda Mendes Ribeiro, reiterou a necessidade de tornar o trabalho cada vez mais conhecido pela população. “As mulheres de Porto Alegre não estão sozinhas, há toda uma rede que dá apoio em diversos casos. É o nosso dever desenvolver um fluxo cada dia mais alinhado entre as instituições e produzirmos ações propositivas para enfrentar este desafio”, destacou Fernanda.

Um exemplo de superação é Claudisséia Santos, educadora cultural que há 16 anos deu fim a um ciclo de ameaças, agressões e três tentativas de homicídio. Seis meses antes da Lei Maria da Penha ser instituída, em agosto de 2006, ela e os três filhos pequenos fugiram da casa onde morava com o marido e pai das crianças.

“Consegui superar essa situação e hoje trabalho para que outras mulheres não passem pelo que eu passei e que tenham acesso aos seus direitos. Através da arte quero mostrar que é possível recomeçar a sua vida em novos horizontes, sem violência”, concluiu a Bgirl Célia, nome artístico da Claudisséia.

Mutirão de serviços – Das 10h às 15h desta quarta-feira, no Largo Glênio Peres, foram oferecidos atendimentos do Centro de Referência à Mulher Márcia Calixto, Defensoria Pública do Estado, Delegacia da Mulher, Brigada Militar, Procon, Ministério Público, além da aplicação de vacinas contra a Covid-19 pela Secretaria da Saúde e orientações sobre o programa Mais Crédito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Eduarda Alcaraz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes