Centro de Referência em Direitos Humanos passa a funcionar 24h em Porto Alegre
O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) começou a funcionar 24h a partir desta terça-feira, 19. O evento de entrega da nova estrutura física e de recursos humanos ocorreu no fim desta manhã e reuniu representantes da prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público e Polícia Civil, além de entidades representativas de direitos humanos.
O novo espaço passa a funcionar 24 horas por dia, na sede da SMDS, pelo pelo telefone 0800 6420-100. A ênfase será no atendimento, diagnóstico e encaminhamento de demandas envolvendo pessoas vítimas de qualquer tipo de violação de direitos, como mulheres, refugiados, pessoas idosas, deficientes, indígenas e público LGBTQIA+. O serviço está disponível para cidadãos que se sintam submetidos a tratamento desumano, degradante, em contexto discriminatório e preconceituoso.
O secretário Léo Voigt garantiu que a expansão do CRDH será efetiva tendo o centro como culminância da rede. O serviço passou a contar com mais profissionais, aumentando de três para 11, com diferentes formações como assistência social, direito e psicologia, a partir de uma parceira do governo municipal com a OSC Atos 29, especializada em projetos de direitos humanos. A diretora de Direitos Humanos e Outras Identitárias da SMDS, Júlia Obst, destacou que o CRDH é um polo de vigilância social para responder diferentes demandas.
O Centro busca fomentar a educação permanente em direitos humanos junto aos órgãos parceiros, viabilizando a proposição de estratégias para o desenvolvimento articulado na promoção, prevenção e protagonismo do público-alvo.
Serviço:
24h: atendimento pelo telefone 0800 6420-100 para diagnóstico e encaminhamento de demandas envolvendo pessoas vítimas de qualquer tipo de violação de direitos.
Cristiano Vieira