Cinquentenário da Consciência Negra fará parte das comemorações dos 250 anos da Capital

21/11/2021 07:42

 

Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Um ano para ações que comemoram os 50 Anos da Semana da Consciência Negra

Neste sábado, 20, no encerramento da 31ª Semana Municipal da Consciência Negra, o prefeito Sebastião Melo assinou o decreto que inclui o Cinquentenário do 20 de novembro no calendário de comemorações dos 250 anos de Porto Alegre. A ação foi proposta pela professora Maria da Graça Paiva, representante do Grupo Palmares, e contou com a presença de Naiara Silveira, filha de Oliveira Silveira - um dos fundadores do Grupo e inspirador da Semana.

A assinatura do documento foi feita na Feira de Afroempreendedorismo, no Largo Zumbi dos Palmares (avenida Loureiro da Silva). O prefeito Sebastião Melo comemorou a integração pela data. "Tivemos um ato muito bonito, unindo os negros da nossa cidade para a inclusão dessa data tão importante que é o Dia da Consciência Negra no calendário do aniversário de Porto Alegre. Somos um povo miscigenado e uma nação que precisa se dar as mãos sem preconceitos, para que possamos caminhar juntos para uma vida melhor", destacou o prefeito.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, a primeira semana da Consciência Negra deste mandato representa o início do trabalho de mobilização para as ações do próximo ano. "Vamos fazer uma celebração bela esteticamente e eticamente pela luta de resistência que ela representa. Vamos nos dedicar a elevar o padrão de respeitabilidade e equidade entre todos", afirmou.

O secretário extraordinário dos 250 anos, Rogério Beidacki, lembrou que Porto Alegre foi construída pela força e dedicação, também, dos negros e que este decreto é uma homenagem a eles. "Este selo vai se incorporar em todas as atividades que serão desenvolvidas com a comunidade e entidades, queremos que isso permaneça e mostre para a sociedade que juntos construímos um futuro melhor", garantiu Beidacki.

Assinatura do decreto que institui o Cinquentenário do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, também encerrou a programação da 31ª Semana da Consciência Negra Municipal que este ano contou com uma Feira de Afroempreendedorismo e a 1ª Feira do Livro Afro Porto-Alegrense.

Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins