Conferência dos povos de matriz africana começa nesta sexta
A Conferência Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana - Povos de Terreiro ocorre nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6, no Campus Porto Alegre da Unisinos, localizado na avenida Nilo Peçanha, 1640. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e tem como tema Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós.
O objetivo é discutir a construção de políticas públicas, combate à intolerância religiosa, além da promoção da equidade racial e social e da segurança alimentar. “A conferência é uma ferramenta de expressão e luta que contribuirá para construção da cidadania e ampliação do debate que conduz a formação madura e democrática das políticas públicas voltadas aos povos de matriz africana”, afirma o secretário-adjunto da SMDS, Nelson Beron. A primeira edição foi realizada em 2014.
A abertura oficial do evento será às 18h30 desta sexta-feira e, na sequência, haverá o painel Povo, Território e Tradição: pilares para a construção de políticas públicas firmadas no axé do terreiro. Confira aqui a programação completa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link.
“Será a oportunidade do poder público se inserir na discussão a partir do seu papel de executor de políticas públicas em atendimento aos diversos segmentos da população e em conjunto com as comunidades tradicionais de matriz africana”, diz a coordenadora de Direitos e Políticas de Igualdade Racial da SMDS, Adriana Santos.
Andrea Brasil