EmpreendePoa tem aula inaugural da primeira turma exclusiva para pessoas idosas

21/11/2022 15:47

  

Eduarda Alcaraz/SMDS PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
O curso capacita empreendedores que já têm um negócio e aqueles de desejam iniciar um projeto

Começou nessa segunda-feira, 21, a quarta turma do EmpreendePoa, o curso gratuito de empreendedorismo que ensina as ferramentas necessárias para abrir ou aperfeiçoar micro e pequenos negócios. Esta turma é exclusiva para pessoas idosas e, até o início da tarde, contava com mais de 50 inscritos.

O projeto é desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (SMDS), Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) com a Besouro Agência de Fomento e a Associação Brasileira de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (ABRAPPS-ANAPPS), que cede o espaço. Interessados ainda podem efetuar a inscrição neste link.

Na primeira aula, foram compartilhadas as expectativas com o curso. Alguns alunos falaram sobre seus produtos e serviços, como aulas de dança, produção de crochê, cabelereira, recuperação de material reciclado, entre outros projetos. Para a coordenadora dos Direitos do Idoso da SMDS, Cássia Kuhn, um dos benefícios é estimular diversos saberes da população idosa. “Esse grupo sairá daqui mais importante e inteligente, com novas bagagens. O empreendedorismo será tão importante para eles como é para o mundo”, afirmou Cássia.

De acordo com a coordenadora de Projetos da Besouro, Amanda Lourensen, essa é a primeira turma formada exclusivamente por idosos. “Queremos entender o perfil desse público, fortalecer o vínculo com eles e fazer adaptações no ritmo de aprendizagem de acordo com as demandas que eles nos trouxerem”, explicou Amanda.

As aulas presenciais têm duração de uma semana, de 21 a 25 de novembro. A partir daí, aqueles que quiserem empreender passam um período de incubação de três meses. Nessa fase, são realizadas consultorias em grupo e mentorias individuais.

O presidente da ABRAPPS, Nilton Cláudio Belsarena, saudou os alunos pela coragem de desenvolver novos projetos. “Dar o primeiro passo é o mais difícil, a gente inventa desculpa, se sabota para sair do foco, mas uma nova atividade melhora a qualidade de vida da gente”, declarou Belsarena. E concluiu: “Tenham ‘ouvidos de mercador’, saibam contornar as adversidades e ignorem quem não lhes dá apoio”.

Eduarda Alcaraz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes